Voluntários atuam na Argentina

Universal realiza ações sociais por meio de grupos como o Ángeles de La Vida e o Unisocial

Imagem de capa - Voluntários atuam na Argentina

No mês de janeiro, o Ángeles de La Vida – Anjos da Vida, em português – promoveu uma grande campanha de doação de sangue em 14 cidades da Argentina. Considerando o fato que uma doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, a solidariedade dos 686 doadores que a iniciativa mobilizou beneficiará até 2,7 mil argentinos.

Embora tenha ocorrido um movimento especial no primeiro mês do ano, o programa social, mantido pela Universal, sempre realiza esse tipo de ação em favor do abastecimento dos hemocentros do país. Uma prova disso é que, em 2023, foram contabilizados mais de 5,4 mil doadores nas 109 campanhas organizadas em 84 locais.

“O sangue é um líquido vital, mas, como ele não pode ser fabricado, a única forma de adquiri-lo é por meio da doação voluntária e altruísta. Para suprir essa necessidade, nós realizamos periodicamente movimentos como esse, em que membros da Universal e simpatizantes de outras crenças religiosas aderem a essa nobre causa”, explica José Alexandre Theodoro, responsável pelo trabalho social. Ele ainda afirma que, graças à constante conscientização, o programa não encontra dificuldades em mobilizar voluntários.

Daniela Matiolli realizou sua doação em janeiro e relatou que “é muito importante doar porque nunca se sabe quando vamos precisar, existem pessoas necessitando neste momento e os hospitais estão carentes de sangue”. Ela participou da ação realizada na cidade de Grand Bourg, quando as instalações do templo da Universal foram adaptadas para que a coleta fosse feita de forma segura e eficaz.

Muitos participaram pela primeira vez, houve aferição de pressão arterial e distribuição de café da manhã e lembrancinhas. A equipe médica agradeceu a grande presença de doadores e a recepção que teve.

Solidariedade sem fim
Além dessa iniciativa, a Universal na Argentina, por meio de seus programas sociais, desenvolve diversas ações – no ano passado foram 2,9 mil eventos – com o intuito de ajudar quem vive em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Censo (Indec), a pobreza atinge mais de 40% de todo o país e, se já há dificuldades financeiras comumente, quando uma família é afetada por uma tragédia a condição dela tende a piorar.

Recentemente, a província de Santa Fé foi atingida por intensas chuvas que causaram inundações e o grupo Unisocial da Argentina prestou assistência doando cestas básicas, refeições e peças de roupa, além de oferecer apoio emocional naquele momento de fragilidade.

A voluntária Edelmira Rosales participou da ação e conta sua experiência: “muitos perderam casa, família, estão sozinhos e abandonados pela sociedade, mas buscamos levar a eles uma palavra de esperança para ajudá-los a seguir adiante”.

imagem do author
Colaborador

UNICom / Fotos: Cedidas