Voluntários levam ajuda humanitária para vítimas de desabamento no Grande Recife
Templo da Universal serviu como base de apoio para equipe de resgate
Na manhã da última sexta-feira (7), um desabamento de prédio deixou 14 mortos e 7 feridos no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife. No mesmo dia, voluntários do Unisocial EVG se mobilizaram para levar ajuda humanitária e prestar assistência às vítimas da tragédia.
Com 40 voluntários envolvidos, o programa social conseguiu amparar cerca de 250 pessoas — entre famílias afetadas, corpo de bombeiros, defesa civil e polícia militar — por meio de doações de 700 garrafas de água mineral, 300 marmitas, além de lanches, sucos e café.
“Foi muito importante chegar naquele local e ajudar àquelas pessoas, que estavam tão abaladas e necessitadas, e também amparar toda a equipe, que estava empenhada no resgate das vítimas. Ajudamos levando o alimento físico e também o apoio emocional”, explica o responsável pela ação, Genario Menezes.
Ele conta que conversou com uma senhora que havia perdido o sobrinho. “Ela agradeceu pela iniciativa de estarmos ali presentes, nos preocupando com pessoas que nem conhecemos, mas mesmo assim nos dispondo a dar todo apoio”.
O Unisocial EVG é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, e em meio a esse momento difícil, o templo localizado na rua onde houve o desabamento se tornou uma base de apoio para todos os envolvidos nas buscas pelas vítimas. Foram disponibilizados os banheiros, o espaço para eles almoçarem e até mesmo descansarem um pouco em meios às buscas.
Para o voluntário Mateus Santana, de 27 anos, algo que marcou muito foi estar junto a um pai que havia perdido 2 filhos no meio dos escombros. “Primeiro, que eu senti a dor dele; segundo, que me fez pensar o quanto eu devo valorizar aqueles que amo, pois a qualquer momento eu posso perdê-los. Também senti gratidão por estar ali, ajudando aqueles que sofrem, seja com uma palavra, um abraço ou até mesmo emprestando os ouvidos para o desabafo das pessoas”.
Presente em todo o Brasil, o Unisocial EVG sempre busca prestar assistência em casos de tragédias como esse, em Janga. As ações do programa social beneficiaram 1.124.606 brasileiros em 2022.