Voluntários realizam força tarefa para auxiliar vítimas do temporal no Rio de Janeiro

Grupo ajuda na limpeza das casas e leva apoio material, além de uma palavra de esperança e fé

Imagem de capa - Voluntários realizam força tarefa para auxiliar vítimas do temporal no Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro enfrentou, nesse início do mês de março, fortes chuvas que causaram transtornos, principalmente, na região da Baixada Fluminense e zona Oeste da capital. Pelo menos 5 pessoas morreram e o temporal ainda deixou um rastro de destruição com alagamentos, deslizamentos e desabamentos. Cerca de 5 mil estão desabrigados.

Para prestar assistência a muitas dessas vítimas das chuvas no Rio e, também, levar apoio material e conforto espiritual, o grupo Evangelização da Universal realizou uma grande mobilização. Mais de 3 mil voluntários se reuniram a profissionais da saúde e de outras áreas e foram, em caráter emergencial, distribuir doações arrecadadas nas Igrejas.

No domingo pela manhã, dia 1º de março, já estava agendada uma grande ação do Unisocial que aconteceria, simultaneamente, em 48 locais do Rio. Incluindo muitos dos que foram afetados. O Pastor Carlos Azevedo, responsável pelo trabalho da Evangelização no Estado, foi quem organizou a distribuição das doações aos locais visitados pelos voluntários.

“Canalizamos toda força do grupo Evangelização para socorrer as vítimas. Já tínhamos uma reserva de mantimentos, de roupas e outros itens, e prontamente conseguimos atender as vítimas. Pela manhã, os voluntários já estavam nos locais mais atingidos ajudando as pessoas. Além de levarem as doações, eles contribuíram com a limpeza das casas afetadas, escoando a água de dentro delas e também retirando os móveis que foram estragados. E, sobretudo, levando fé e a Palavra de Deus”, contou.

Força tarefa de voluntários

Foram distribuídas 1150 cestas básicas, mais de 7 mil lanches e 650 refeições, cerca de 5600 kits de higiene pessoal, 7 mil peças de roupas e 1400 kits de brinquedos e doces para as crianças. Mais de 7 mil pessoas foram alcançadas ao final das ações que aconteceram, prioritariamente, nos bairros de Realengo, Campo Grande, Santa Cruz, Taquara e Marechal Hermes, além das cidades de São Gonçalo, Rio Bonito e Nova Iguaçu.

“Essa força tarefa da Evangelização com todos os grupos da Universal está se estendendo pela semana. Montamos postos de arrecadação e continuamos recebendo material, pois, são muitos locais atingidos e que seguem precisando de auxílio. Continuamos prestando assistência, levando refeições aos locais onde as pessoas não têm condições nem de preparar a sua comida”, reiterou o Pastor.

Em um momento emergencial como esse é muito importante que as pessoas se sintam amparadas. A presença dos voluntários faz toda a diferença, não apenas por levar um aparato material, mas, sobretudo, por levar apoio emocional e uma palavra de esperança e fé a quem mais precisa.

A voluntária da EVG, Sônia Freitas, moradora de Realengo, acompanhou de perto o drama sofrido por muito dos seus vizinhos. “Na minha casa não entrou água, mas estou acompanhado tudo, desde o momento da enchente, e quando começamos a limpar a sujeira das casas. Presenciamos o sofrimento das pessoas, estamos visitando as casas, levando alimentos e, além disso, solidariedade, fé, amor e respeito. É com prazer que realizo esse trabalho, indo de casa em casa, para poder fazer algo a mais na vida dessas pessoas.”

Ajude você também

As sedes da Universal no Rio de Janeiro se tornaram ponto de arrecadação. Se você deseja contribuir com esta ação social, procure a Igreja mais próxima e faça a sua doação. Produtos de higiene pessoal, roupas em bom estado, colchões, alimentos não perecíveis e água são necessidades emergenciais. Encontre uma Universal perto de sua casa, clicando aqui e colabore.

Veja mais fotos:

 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas