Voluntários servem sopa a moradores de rua durante pandemia

Ação do Unisocial aconteceu no entorno da zona baixa da cidade de Maputo, capital de Moçambique

Imagem de capa - Voluntários servem sopa a moradores de rua durante pandemia

Diante da pandemia do novo coronavírus e de um aumento progressivo dos casos da COVID-19, em Moçambique, no sul do continente africano, o país também enfrenta medidas restritivas de distanciamento social. Milhares de empresas e trabalhadores foram diretamente afetados. Além disso, os informais que são a maioria da massa laboral na capital Maputo e, principalmente, as famílias mais carentes estão sentindo muito os impactos das restrições.

Ademais, as noites mais frias de outono e cada vez mais desertas, devido ao isolamento social, tornam ainda mais difícil a vida das pessoas em situação de rua. Foi diante desse cenário que voluntários do grupo Evangelização saíram às ruas do entorno da zona baixa da cidade de Maputo, recentemente. Eles serviram sopa e pão aos moradores de rua daquela região.

“Nessa noite fria, levamos sopa e pão, para ajudar a satisfazer a necessidade imediata deles. Para quem já passou fome, sabe o quanto é difícil dormir sem comer. É uma grande satisfação saber que podemos ajudar as pessoas que se encontram necessitadas nesse momento”, destacou o Pastor Paulo Marques, responsável pelo grupo de Evangelização, em Moçambique.

Muitos deles estavam fazendo a primeira refeição do dia. Assim como relatou o jovem Pedro Mateus. Ele está nas ruas há 8 anos após sofrer um acidente, ter uma das pernas amputada, e ser abandonado pela família. “Desde que vivo na rua, tenho passado muitas dificuldades. Agradeço por essa iniciativa, pois, esse alimento me ajudou muito. Eu estava com fome e a minha última refeição foi ontem”, contou.

Levar a Palavra e um olhar de esperança

Por meio do programa social Unisocial, da Universal, os voluntários realizam ações como essa frequentemente, com pessoas em situação de rua e também em lares de idosos, abrigos infantis e hospitais. Além de entregar doação de alimentos, brinquedos, kits de higiene e prestar serviços de saúde e bem-estar, também levam mensagens de fé e esperança. Dessa maneira, mostram a cada um deles que é possível uma transformação de vida com Deus. Pois, o alimento físico acaba, mas, a presença de Deus não.

Para os voluntários, não existe um lugar específico a se levar a Palavra e um olhar de esperança, em meio a tantas dificuldades. Especialmente, nesse enfrentamento de uma pandemia. E, foi em uma dessas oportunidades, durante a ação no entorno da zona baixa da cidade de Maputo, que a moradora de rua Isabel Cossa, de 34 anos, decidiu se batizar (foto acima). Cansada de sofrer, ela entregou a sua vida nas mãos Deus, assumindo um compromisso com Ele.

Unisocial pelo mundo

Para saber mais sobre as ações que a Universal tem realizado durante a pandemia, em vários países, clique aqui. Você também pode fazer a sua parte. Torne-se um voluntário ou entregue a sua doação em uma Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas