Sexta edição da Celebração dos Casamentos
O evento, realizado no Templo de Salomão e em todos os Estados brasileiros, teve número recorde de participantes: foram mais de 5 mil casais
“Conseguimos nos inscrever no último dia. Não pensamos duas vezes em comprar as passagens para vir de Brasília a São Paulo para nos casarmos aqui, no Templo de Salomão. Está sendo um sonho realizado.” Foi com essas palavras que a empresária Fabiana Pennutt, de 37 anos, descreveu a alegria de participar da sexta edição da Celebração dos Casamentos ao lado do noivo, o empresário Luiz Henrique Moraes Pennutt (foto abaixo), de 48 anos. O evento aconteceu no último dia 30 de março, em São Paulo.
Luiz e Fabiana moravam juntos, em uma união estável, havia oito anos, mas, depois que começaram a participar das palestras da “Terapia do Amor”, o desejo de se casarem no altar despertou nos dois. “O Espírito Santo nos orientava a todo momento para que formalizássemos nossa união da forma correta. E agora estamos mostrando nossa fidelidade de forma geral, para Deus e um para com o outro. Queremos levar uma vida íntegra e correta na presença dEle”, contou Luiz.
Além de Luiz e Fabiana, todos os casais com suas testemunhas foram recepcionados no 10º andar do Templo, para assinarem a ata da cerimônia e participarem de um coquetel surpresa. “Que mulher não ficaria feliz com uma recepção como esta? Está tudo muito lindo, fiquei emocionada, fomos surpreendidos”, destacou Rosilene dos Santos, manicure, de 42 anos, que se casou com Moacir Pereira (foto abaixo), zelador, de 49 anos.
Participação recorde
Mais de 5 mil casais participaram do evento, que foi realizado simultaneamente em todos os Estados do País. Este foi o número recorde dentre todas as Celebrações realizadas.
Em entrevista à Folha Universal e ao site universal.org, o palestrante Renato Cardoso falou da importância dessa consagração na vida dos casais. “No dia em que a Cristiane disse que queria se separar de mim, mesmo com a frustração de um casamento de 12 anos com problemas recorrentes, eu tive forças para dizer não. Naquele momento lembrei que lá atrás eu fiz um voto diante de Deus, diante dela e dos pais dela. Então disse que iríamos lutar e vencer, pois lembrei do momento em que trocamos os votos de casamento. E o que vai acontecer aqui hoje é o que procuramos valorizar na união. O que importa não é a aparência, até comentamos que as noivas poderíam se casar com um vestido simples, mas o importante é que cada um tenha dentro de si a seriedade da troca de votos, que é o que trará forças para lidar com os problemas quando eles chegarem”, explicou o palestrante.
A preparação
Antes de participarem do evento, os casais tiveram que se preparar. Todos deveriam estar casados no Civil e ter assistido às aulas do curso Casamento Blindado. “Nós nos conhecemos na igreja e estamos juntos há um ano e três meses. Para estar aqui hoje nos preparamos por meio do curso, que nos ajudou a enxergar as responsabilidades de um matrimônio.
Organizamos as passagens, o hotel e estamos aqui ansiosos para a cerimônia, para apresentar nossa união a Deus”, afirmou Adenilson Costa, de 26 anos, estudante, que saiu da Bahia para se casar com Deusiane Costa (foto acima), de 28 anos, bacharel em Direito.
Carlos Gomes de Lima, segurança patrimonial, de 41 anos, e a esposa, Sueli de Lima (foto ao lado), de 41 anos, fiscal de caixa, revelaram que o curso os ajudou a entender a importância de continuarem investindo na relação após a cerimônia. “Foi por meio das videoaulas que entendemos a importância de aprender os segredos da boa convivência dia após dia”, ressaltou o segurança. “Todos os casais deveriam fazer esse curso”, acrescentou Sueli.
Para Renato Cardoso o dia do matrimônio é resultado da dedicação dos casais. “Hoje é a colheita de meses ou anos de participação nas palestras da ‘Terapia do Amor.’ Os casados ou solteiro que quiserem chegar aonde eles chegaram devem começar a plantar agora, participando das palestras.”
Temor a Deus
O relógio marcava 8 horas quando os casais entraram pela Esplanada do Templo ao som da canção “No Poço Te Encontrei”.
Após a abertura oficial do evento, foi realizada uma oração especial para todos os participantes e convidados. “O primeiro milagre de Jesus foi numa festa de casamento. Assim também hoje, Ele é o convidado especial e, se algo está faltando em sua vida, este é o momento para a transformação”, orientou o palestrante.
Antes de consagrar os casais, os palestrantes e apresentadores Renato e Cristiane Cardoso explicaram o papel do homem e da mulher na relação. “O maior presente que um marido pode dar à sua esposa é ser temente a Deus. Esse temor é a principal condição para formar uma família”, aconselhou Renato.
Cristiane completou dizendo: “porque quando a mulher sabe que o marido teme a Deus ela é segura, sabe que ele não vai fazer nada de errado contra ela, uma vez que o amor a Deus vem em primeiro lugar na vida dele”.
Bom humor
Renato comentou que as mulheres devem se empenhar para ter bom humor. “A mulher por natureza é estressada, mas se ela estiver bem-humorada o parceiro terá prazer de estar ao lado dela”, afirmou o palestrante.
Para Cristiane, a mulher tem o poder de ditar o clima do lar. “É um privilégio saber que podemos controlar o ambiente da casa. Por isso, temos que aprender a lidar com nosso estresse do dia a dia. Se a mulher entender que orquestra o ritmo da família, ela vai se esforçar.”
Votos no altar
Após a palestra, todos os casais presentes foram convidados a trocarem as alianças e firmarem o compromisso perante Deus e os convidados. Muito mais que alianças, eles empenharam a palavra um ao outro de obedecer e lutar pelo casamento nos dias bons e nos dias maus. “Que o homem dê o presente agora à sua esposa de ter temor a Deus e que esta mulher seja auxiliadora, que traga alegria como a videira frutífera (Salmo 128)”, orou Renato Cardoso por todos os casados, agora famílias referência do amor inteligente.
Veja as novas instruções para participação nas reuniões do Templo de Salomão clicando aqui. Para obter outras informações, você também pode entrar em contato com a Central de Informações do Templo de Salomão: (11) 3573-3535 ou info@otemplodesalomao.com.