É muito mais fácil
Entre o caminho estreito e o largo, a maioria escolhe a segunda opção. Entenda
Para quem conhece a Deus, os Seus Mandamentos não são pesados. Porém, para aquele que não tem um relacionamento com o Eterno, Suas instruções são um penoso fardo.
A ignorância quanto às realidades espirituais faz com que as pessoas não compreendam que tudo que Deus pede de nós, visa nos proteger e abençoar. Afinal, ninguém conhece tão bem o ser humano e seus desejos como Aquele que o criou. E, por isso, estabeleceu limites, uma providência que Ele sabe ser fundamental para o nosso desenvolvimento, segurança e felicidade.
Só que o homem foge de ter que obedecer, pois, ama facilidades e, entre o caminho estreito que exige sacrifício das próprias vontades, e o largo, que não impõe nenhuma condição, é óbvio que a maioria escolhe a segunda opção.
Então, entender o motivo pelo qual os Mandamentos foram ordenados é simples, só que se submeter a eles é bem difícil para quem carrega em si a egolatria.
Penso que essa seja a razão das inúmeras desculpas para tantas transgressões, como por exemplo:
É muito mais fácil dizer que Deus não existe, do que admitir Sua existência e se submeter aos padrões dEle.
É muito mais fácil dizer que o dízimo é uma ordenança da época da Lei, do que ser generoso e fiel.
É muito mais fácil fazer de desentendido sobre quem é o nosso próximo, como fez o mestre da Lei ao falar com Jesus, do que ajudar quem tem necessidade.
É muito mais fácil dizer que todos os pastores são ladrões e todas as igrejas enganam, que se congregar e fazer parte de um Corpo bem ajustado pela disciplina.
É muito mais fácil pensar em dissolver uma união e dizer que casamento é só um papel, do que lutar para reparar arestas, ser humilde para reconhecer os erros e buscar a restauração de uma família.
É muito mais fácil ficar anos na igreja cumprindo obrigações e achar que isso é suficiente, do que admitir que a prática da religiosidade nada tem a ver com a espiritualidade.
É muito mais fácil colocar a culpa em todos à volta, do que reconhecer as próprias falhas e lutar para mudar.
Percebemos que o caminho das facilidades é realmente largo, não é mesmo? Mas, eu paro por aqui e convido você a se juntar a mim, e numa conversa franca, vamos expor as desculpas esfarrapadas que existem por aí e impedem tanto o progresso do ser humano.
Coloque o seu ponto de vista e, assim, com essa análise, ajude a si e a outros que leem essa reflexão.
Crer, também, é pensar. Logo, quanto mais aliamos a fé à inteligência, mais chances de se alcançar o verdadeiro entendimento.
Até.