Universal na Áustria
Leia e medite na mensagem de hoje
Conheça um pouco da Áustria e como começou a pregação do Evangelho (Parte 1)
A Áustria é um país de idioma alemão, localizado na Europa Central e que surgiu quando os romanos conquistaram os povos celtas.
Seu território foi administrado pela dinastia Habsburgo, sendo monarquia de meados do século XII até 1918.
Após a conversão de algumas pessoas ao Evangelho, surgem as primeiras pregações na região, formadas por pequenos grupos que viviam nos Alpes.
O francês Pierre Valdo de Lyon, ao ler partes da Bíblia, se converte em 1176 d.C. e dá origem ao grupo dos Valdenses.
Assim, os novos convertidos começam a fazer discípulos e espalhar as boas novas nos Alpes, incluindo Tirol, na Áustria. Devido a sua fé, esse grupo sofreu perseguições com a inquisição e a guerra dos Albigenses, sendo forçado a se afastar temporariamente dos países de língua alemã.
As pessoas que perseveravam em assumir a fé, quando descobertas eram torturadas e assassinadas, pois eram consideradas hereges pelo clero romano.
Mas o Evangelho seguia sendo divulgado em outras regiões; e nos anos seguintes chegou à Baixa Áustria, tomando todo o país. E estamos falando de quase 4 séculos antes da Reforma.
Em 1517 d.C, já com a chegada dos escritos de Matinho Lutero em alemão, a divulgação do Evangelho na Áustria foi acelerada.
Esses manuscritos eram trazidos da Alemanha e espalhados para o povo através de mineiros, comerciantes, famílias influentes, entre outros. Além de espalhar as boas novas, esses cristãos protegiam com a vida a Palavra e os escritos de Lutero de serem queimados.
E assim, há quase 3 anos, a Igreja Universal chegou à Áustria, para nesse tempo formar um povo para Deus.
(Cristina Tarter, esposa Pastor Áustria)