5 dicas para fortalecer o seu casamento
Todos os dias, cerca de 150 casais se divorciam em nosso País. Isso é o que apontam os dados do Colégio Notarial do Brasil, órgão responsável por esses registros. Somente em 2014, 54.299 separações foram registradas em cartórios.
5 dicas que irão lhe fazer se aproximar ainda mais do seu cônjuge. Confira:
1- Demonstre os seus sentimentos
É comum, após algum tempo de relacionamento, casais “relaxarem” na demonstração de seus sentimentos. Mesmo quando estão sozinhos, esquecem-se de dizer o quão importante a outra pessoa é. Não é necessário ligar a cada 10 minutos para dizer que ama alguém, entretanto, faz muito bem dizer e ouvir “eu te amo”.
A conselheira Viviane Freitas afirma: “Sentir-se amada é maravilhoso. Sentimo-nos seguras e confiantes. Temos forças para lutar. Eu amo ser amada. É irresistível sentir o cheiro, o toque do meu amado marido. Parece um sonho.”
Com certeza, os homens se sentem da mesma forma.
2- Desculpe
Todos têm falhas. Todos erram. Da próxima vez que uma discussão surgir em seu casamento, reflita: “Isso é algo que causará nosso divórcio?” Converse para que o erro não se repita e aprenda a desculpar. Não guarde rancores.
A Bíblia diz, em Colossenses 3.19: “Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” Da mesma forma, esposas, não tratem os seus parceiros com hostilidade.
Sobre a intensidade da briga, o escritor e palestrante Renato Cardoso reflete: “O homem que fala alto, grita, bate a porta, fica alterado, etc., pode achar que está se mostrando muito seguro, porém, é o contrário. Se ele não se mostra em controle de si mesmo, que dirá do resto da família e da situação? Mostre-me um marido ‘esquentado’, que vive cheio de raiva, e eu lhe mostrarei uma mulher insegura, desvalorizada, e mal amada.”
3- Planeje
O casamento é para a vida toda. Por isso, é importante saber para onde o casal está caminhando. O bispo Júlio Freitas explica: “O projeto de vida de ambos deverá ser comum quando a sua vida também o passa a ser, pois é quando o oposto acontece que muitas relações tendem a terminar.”
Daí a grande importância de incluir o seu companheiro em todos os planos futuros.
4- Reconheça esforços
A Bíblia afirma que a mulher virtuosa tem filhos e esposo que levantam e a “chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”. E ressalta: “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.” Provérbios 31.28-31
Portanto, é missão do esposo reconhecer o esforço e os bons trabalhos de quem o acompanha. Assim como a esposa deve elogiar o marido quando merecido. Se alguém fez algo bem feito, agradeça e elogie.
5- Converse
“A falta de diálogo distancia o casal.” Quem afirma é Cristiane Cardoso, autora do livro “Casamento Blindado”. A troca de informações entre cônjuges serve para corrigir o que está errado, determinar os planos futuros e, principalmente, conhecer bem um ao outro.
Não basta conversar sobre a casa e os filhos. Assuntos diversos também devem ser abordados, a fim de que as opiniões entrem em sintonia.
Quer saber mais sobre como aperfeiçoar o seu relacionamento? Participe da Terapia do Amor, que acontece na Universal, todas as quintas-feiras.