thumb do blog field_fuyl4yphm40v7
thumb do blog field_fuyl4yphm40v7

Como evitar que uma amizade com o sexo oposto atrapalhe o casamento

Confira 4 dicas para não colocar a sua relação em risco

Desde que o público feminino foi inserido no mercado de trabalho – por volta dos anos 1970 –, a amizade entre homem e mulher se solidificou. Embora a afinidade com alguém do sexo oposto seja cada vez mais comum, não são todos que têm estrutura para ter um (a) amigo (a) assim sem se apaixonar. Os que conseguem, tentam levar essa amizade para a vida toda. No entanto, quando um dos dois se casa, o desafio é manter essa relação sem atrapalhar o casamento.

Algumas esposas e maridos não aceitam bem essa ideia e logo a amizade acaba se perdendo com o tempo. Outros já aceitam melhor, mas é preciso ter cuidado para não ultrapassar limites, cair em tentação e sair da zona de segurança.

Para que esse relacionamento dê certo e a confiança esteja sempre em alta, é bom estabelecer alguns limites às amigas do seu esposo – ou aos amigos da sua esposa.

Confira abaixo 4 dicas para não colocar o seu casamento em risco por causa de uma amizade:

1 – Melhor amiga (o)?

Se você tem amizade com alguém do sexo oposto, cuidado para não elegê-lo (a) o seu (sua) melhor amigo (a). Essa posição precisa ser ocupada pela pessoa que convive com você, dividindo sonhos e desafios. Se você escolhe outra pessoa para compartilhar segredos, mostra que não confia o suficiente em quem está ao seu lado, e isso pode gerar grandes conflitos. Você até pode ter um amigo ou uma amiga, mas melhor amigo (a) jamais.

2 – Não dê brechas

Impor limites é evitar que uma traição aconteça. Ninguém é de ferro, e saber manter uma distância física é melhor. Por mais que exista carinho, cumprimentos com abraço e até beijo no rosto, o respeito é a melhor forma de demonstrar fidelidade. Existem muitos encontros entre amigos casados, por exemplo, em que, às vezes, até sem perceber, a mulher do outro casal acaba chamando mais atenção do que a própria esposa, talvez pelo modo de agir ou de se vestir. É preciso ter cautela, afinal, esses encontros servem para fortalecer a amizade e não destruí-la.

3- Inimiga (o) da (o) esposa (o)

Existem algumas amizades mais antigas que às vezes acabam não concordando muito com o parceiro que o amigo escolheu. Muitos acabam se tornando verdadeiros inimigos do cônjuge. De alguma maneira isso irá afetar o casamento. Quem não quer nenhuma forma de aproximação com o companheiro do amigo demonstra que tem segundas intenções. Seja franco com o seu amigo sobre a escolha feita por você, tente contornar a situação e mostrar que agora você e o seu cônjuge se tornaram uma só carne.

4 – Conversar em particular?

Todos têm segredos, mas quando você se casa supõe-se que não irá escondê-los do seu cônjuge. Se o seu amigo quer manter uma conversa longe dos olhos do seu companheiro não é um bom sinal, e vice-versa. Fazer confidências a pessoas casadas nem sempre acaba bem.

Blinde o seu casamento

Não permita que fatores externos atrapalhem o que você levou meses e até anos para construir: o seu casamento. Fuja de armadilhas que colocarão em risco a sua vida amorosa.Se você deixar de alimentar o seu amor por sua esposa ou marido, ele morrerá. Se você alimentar os seus sentimentos pela outra pessoa, eles se fortalecerão. A sua cabeça é quem manda no seu coração. Mas se ela não mandar nele, ele vai mandar nela e levá-la a fazer um monte de besteiras”, aconselha Renato Cardoso, autor do livro “Casamento Blindado”.

Para aprender a blindar o seu casamento, participe da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas, na Universal. Clique aqui para localizar o endereço de uma igreja mais perto de você.

E você, já teve o relacionamento prejudicado por ter amizade com alguém do sexo oposto?Compartilhe a sua experiência nos comentários.

Por Taís Gomes / Foto: Thinkstock