Comportamentos que não condizem com o perfil de uma mulher de Deus
Avalie os seus e veja o que eles revelam sobre você. Saiba mais
O principal objetivo da mulher verdadeiramente cristã é agradar a Deus. Por isso, ela não se deixa influenciar pelo modismo deste mundo e jamais abre mão de seus princípios e valores, que sempre estão pautados na Palavra de Deus.
Ela procura melhorar continuamente como pessoa e se, para isso, for preciso abrir mão de certos hábitos, ela não pensa duas vezes. Afinal, para ela, estreitar o seu relacionamento com Deus é mais importante do que qualquer coisa. O seu padrão de vida é estabelecido com o propósito de agradá-lO.
Não se trata de ser perfeita, mas de se aperfeiçoar a cada dia.
Mas, infelizmente, vemos muitas mulheres no meio cristão, cujo comportamento é muito aquém do de uma pessoa que procura se santificar para Deus.
Portanto, se você, de fato, tem dentro de si o desejo sincero de viver em Santidade ao Senhor, avalie qual tem sido a sua postura diante das outras pessoas – amigos, familiares, colegas de trabalho -, e diante de Deus, que tudo vê. Pois, ela revelará quem você é.
Comportamentos que não condizem com o perfil de uma mulher de Deus
Para melhor exemplificar, confira abaixo atitudes e comportamentos que não condizem com o perfil de uma mulher de Deus.
Está sempre envolvida em fofoca: quem é de Deus não tem esse tipo de comportamento.
É rebelde: se revolta contra a liderança da igreja, contra os pais, contra as autoridades desse mundo. A Bíblia diz que toda autoridade é constituída por Deus, então, como pessoas de Deus, temos que nos submeter. Isso não quer dizer concordar com ela, mas respeitar a autoridade que esta possui.
É orgulhosa/arrogante: quem tem o caráter de Deus não se considera melhor ou superior aos outros. Como alguém pode priorizar a Deus se tem dentro de si o espírito do orgulho?
É mentirosa: você tem dúvidas de que mentir desagrada a Deus? Aliás, se degrada a nós, imagine a Deus?
É relaxada: não só em relação à aparência, mas, também, no cuidado da casa, com as coisas pessoais. Entenda que o que você faz, é, fala, pensa, enfim, tudo é uma oportunidade de agradar a Deus.
É mesquinha: uma pessoa que não gosta de dividir é egoísta e individualista, e características como essas não refletem o caráter de Deus.
Vive com a cara amarrada: não se trata de seriedade pelo fato de estar preocupada com alguma situação. Não é isso. Mas é aquela pessoa que por marra, birra, por ter sido contrariada, fica emburrada. Esse é um tipo de reação que não agrada a Deus.
É autoritária: ninguém gosta de conviver com uma pessoa mandona, pois tudo tem que ser do jeito dela. Ela é controladora e, por isso, acaba anulando as pessoas ao seu redor.
Tem maus olhos: é da natureza da mulher essa inclinação para julgar os outros e a si mesma. A Bíblia fala que se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será trevas. Então, devemos ter bons olhos, tanto com as outras pessoas como também conosco.
Usa da sensualidade: apesar de ser algo que a sociedade valoriza, a sensualidade é um fruto da carne. A mulher que usa da sensualidade, o faz porque quer ser desejada sexualmente. Ela pode ser sensual de várias maneiras, no modo de falar, de andar, vestir, nos gestos, no olhar e até na forma de se comportar. Assim, consegue atrair atenção masculina, mas da forma errada. Pois, quando age dessa maneira, desperta apenas o interesse sexual, não o de admiração e respeito. Então, se você deseja ser uma pessoa de Deus, a mensagem que tem de passar é de santidade, pureza, respeito, princípios, valores, caráter, enfim, de tudo que representa o Senhor Jesus.
Manter amizades com pessoas que têm os comportamentos citados acima: se você deseja, de fato, ter um padrão elevado de conduta e caráter, precisa andar com pessoas que também tenham isso como meta. Quando você mantém amizades, cujos objetivos são opostos é como uma laranja podre, quando é colocada entre as boas: ela faz com que todas as boas apodreçam. Por isso, a importância de escolher bem suas amizades.
Flertar e/ou namorar um rapaz incrédulo: isso nada mais é o que a Palavra de Deus nos ensina. A Bíblia diz que a luz não combina com as trevas. Claro que isso não se aplica a quem já é casada com um homem incrédulo, mas às solteiras. Se você prioriza a Deus, tem de se relacionar com uma pessoa da mesma fé que você, pois, do contrário, pode trazer problemas para o relacionamento. Muitas pessoas se afastam de Deus, porque casaram mal.
Chega atrasada no culto: claro que há exceções. Há dias que imprevistos acontecem. Mas há situações que o atraso é causado por relaxo, por falta de responsabilidade e comprometimento com as coisas de Deus. Ser pontual é uma questão de consideração, não ao pastor ou à igreja, mas a Deus. Chegar com antecedência na reunião é uma questão de temor, amor e respeito ao Senhor Jesus.
Ouve músicas com letras e ritmos agressivos, que não condizem com o Espírito Santo, sendo ofensivas à santidade: como você acha que Deus Se sente quando você canta ou dança uma música que denigre a criação dEle? Tem música que não convém para uma pessoa que é cristã, porque vai contra tudo aquilo que ela crê. A música promove as emoções e, de um modo geral, tem o poder de enfraquecer a pessoa emocionalmente. Se você não vive sem música, isso mostra uma fraqueza sua. Você precisa aprender a ficar sozinha consigo mesma. Deus fala no silêncio.
Esses são apenas alguns exemplos de condutas que não refletem o caráter de uma mulher cristã. Entretanto, quem é nascido de Deus não precisa que ninguém lhe diga o que deve ou não fazer, como deve ou não se comportar, pois o próprio Espírito Santo, que habita nela, faz esse papel de orientador e conselheiro, a conduzindo e lhe dando sabedoria para lidar com toda e qualquer situação.
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. ” João 15.26