LESOTO E AFRICA DO SUL
Lesoto (oficialmente Reino do Lesoto; em inglês Kingdom of Lesotho) é um pequeno país da África Austral. Um enclave incrustado na África do Sul, montanhoso e sem saída para o mar, o país é o antigo reino da Basutolândia, e tem uma população de 1,8 milhões de pessoas. A Caravana do Resgate foi recebida nesse país no dia 15 de Setembro e lá a igreja se tornou pequena com o número de pessoas que foram resgatadas, muitos tiveram que assistir a reunião do lado de fora mas nada os impediu de vir e buscar uma nova chance de voltar para a presença de Deus, como pregou o Bispo Gilson Costa, responsável pelo trabalho com os obreiros na Africa do Sul.
“Eis que ponho hoje diante de ti a benção e a maldição, a vida e a morte”. (Deuteronômio 30:15), pregou o Bispo. Ele chamou a atenção daqueles que saíram e até hoje vivem sob a sombra da responsabilidade de outros por terem saído. Ele disse: “No dia em que os filhos de Deus vieram se apresentar na casa de Deus, o diabo também veio”.(Jó 2:6)
Você veio para a igreja para ouvir, servir ou pregar a palavra de Deus mas o diabo também veio e você abriu uma dessas portas (mente, olhos, ouvidos, boca e o coração) e deixou ele entrar, porém Ele nunca desistiu de você. Na ocasião o Bispo mostrou o vídeo onde um ex-membro e um ex-obreiro participaram da vigília do Resgate no Rio de Janeiro e ali fizeram as suas escolhas . Todos os que assistiram ao vídeo ficaram perplexos e quando foram chamados a frente para que tomassem a decisão de voltar para os braços do Senhor Jesus, muitos vieram com decisão e temor. Muitos ex-obreiros, ex-pastores e ex-membros vieram a frente e manifestaram com encostos; um ex-membro que havia deixado a igreja há alguns anos, chegou carregado pelos obreiros pois estava muito doente e impossibilitado de andar e ao subir no altar começou a andar.
No final da reunião todos os obreiros subiram ao altar onde o Bispo explicou a importância dos serviços prestados por eles ao Senhor Jesus e juntamente com as pessoas presentes os abençoaram.
Bloemfontein (“fonte das flores” em africâner e neerlandês) é a sexta maior cidade da África do Sul e uma das três capitais do país, juntamente com Pretória e a Cidade do Cabo. Bloemfontein é a capital judicial do país, bem como a capital da província do Estado Livre. E lá a experiência com a Caravana do Resgate não foi diferente. A igreja ficou literalmente pequena pois foi preciso colocar cadeiras nas duas ruas próximas ao local para acomodar os que não puderam entrar. O Bispo Gilson falou ao povo o quanto o Senhor Jesus sentia falta daqueles que, um dia, por alguma razão, saíram de Sua Presença, e assim como Ele chorou quando ouviu que Lázaro “seu amigo” morreu, também chorou quando ouviu que eles haviam se afastados e não iriam mais pregar, servir ou buscá-Lo. Naquele momento Jesus não estava apenas perdendo a alma de um filho mas de um amigo ‘Não vos chamo mais servos mas amigos.’ “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”. (Lucas 15:14-15)
Ele mencionou que aqueles que vivem afastados de Deus tem o seu nome escrito no chão e leu também Deuteronômio 30:15 onde fala que Deus estava colocando diante deles ali, naquele momento, a vida e a morte, e assim como no Lesoto, o Bispo mostrou aos presentes o vídeo da vigília do Resgate no Rio de Janeiro onde foram se feitas duas escolhas diferentes. A igreja se comoveu com o fato ocorrido e quando chamados para que ali pudessem aceitar a chance que Deus estava lhes oferecendo, o altar ficou pequeno para acomodar a todos que ali subiram para voltar para a Casa do Pai.
Logo apos a oração mais de 600 pessoas aceitaram e ali foram batizadas nas águas.
Ao final os obreiros de todo estado foram chamados no altar para receberem a oração e serem consagrados e o Bispo ainda acrescentou: “Os obreiros são como anjos na Igreja, sem eles não poderíamos fazer essa obra da maneira que fazemos. Sabe por que você está voltando hoje? Porque eles (os obreiros) nunca desistiram de vocês e, assim como o Senhor Jesus, foram eles que lhes trouxeram aqui. Vamos então orar por eles pois são homens e mulheres de Deus que estão prontos a lutar para salvar a sua alma”.
Após o término da reunião todos saíram com a certeza de que haviam sido aceitos e perdoados por Aquele que nunca os abandonou, o Senhor Jesus!