Seu casamento está frio, morno ou quente?
O teste sugerido pelos apresentadores do programa “A Escola do Amor”, Renato e Cristiane Cardoso, é simples e vai ajudá-lo a detectar em que situação está o seu relacionamento.
Dê uma pontuação de 1 a 10 nas respostas das perguntas 1 e 2 e responda a pergunta 3 com um número mais aproximado possível. Anote num papel e depois confira o resultado:
Como está o nível de confiança entre vocês? (de 1 a 10)
Quão seguro você está de que essa relação vai durar “até que a morte os separe”? (de 1 a 10)
Nos últimos 3 meses, quantas vezes você se sentiu emocionalmente desamparado (a) por ser parceiro?
Os resultados
Some a pontuação das perguntas 1 e 2. Se o resultado for:
20 pontos = sua relação está quente
De 12 a 19 = morna
De 2 a 11 = fria
Para a pergunta 3, se o número de vezes tiver sido:
Nenhuma vez = quente
Até 3 vezes = morna
Mais de 3 vezes = fria
E agora, o que fazer?
Se o seu amor está quente, CONSERVE
Você pode até estar pensando “está tão bom que se melhorar estraga”. Mas saiba que nada é tão bom que não possa ser melhorado. Conserve a relação que vocês têm construindo, investindo ainda mais nela.
Se o amor está morno, CUIDADO
Essa é a temperatura mais perigosa. Um casal geralmente chega ao estado frio da relação após passar um longo tempo pelo morno. A sensação de bem-estar faz com que pensem que está tudo bem, tudo sob controle, que é apenas uma fase e que passará automaticamente. Ledo engano.
As conversas começam a diminuir, o cansaço começa a ser o motivo para não ter tempo um para o outro. Sexo? Já tem alguns dias, e vocês nem se deram conta. Ah, mas tudo bem, só foram alguns dias e estávamos muito cansados para isso. O tempo vira o vilão dos desencontros. E o casamento começa a emitir sinal de alerta de que há perigo em volta, mas parece que é ignorado. O casal fica no piloto automático.
Não pense que o tempo pode trazer de volta as coisas boas. Ele só torna bons os vinhos, não os problemas. Se algo não está bem, ataque o problema. Reajuste-se com o seu cônjuge. O tempo que irão investir para fazer esse ajuste não se compara ao que precisarão caso não revertam essa situação e a temperatura da relação caia ainda mais.
Se o amor está frio, REAJA
Quando um casal diz “vivemos como dois estranhos em casa” a temperatura já está muito abaixo de zero.
Não adianta culpar um ao outro. Foquem no problema. Refaçam as prioridades, priorizem-se. Voltando no tempo, quando tudo estava bem, o que vocês faziam anteriormente e que, por alguma razão, deixaram de fazer? Retomem a prática dessas ações que faziam tão bem ao casal, mesmo que estejam sem vontade. Valorize o seu parceiro. Não foque nos defeitos e sim nas qualidades. Façam coisas especiais juntos. Reconstruam a confiança. Parece trabalhoso, mas se acreditam na relação é o que devem fazer.
Porém, seja qual for a temperatura do seu relacionamento, um tratamento indicado é a Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão, às 10h, 15h e 20h, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás. Ou em uma Universal mais próxima de você.