10 dicas para ajudar o seu filho com os estudos
Como criar uma rotina de estudos em casa? Aprenda a ajudar o seu filho de forma eficiente a tirar o melhor proveito dos estudos sem sobrecarregá-lo:
1) Estabelecer regras claras
É preciso ensinar as crianças a viver cada momento, fazendo-os compreender que a vida é feita de ciclos em que ora se estuda, ora se descansa/brinca.
2) Criar uma agenda com atividades e horários
Quando se tem organização e se sabe o dia certo para entregar cada trabalho, o aluno se dedica na ordem certa, de acordo com as datas. Também evita deixar de cumprir as atividades e esquecer os materiais para a aula do dia seguinte, que devem ser arrumados no dia anterior, não cinco minutos antes de sair de casa.
3) Cumprir corretamente os horários
A criança tem que estar na escola no mínimo 10 minutos antes do início da aula. Quem chega atrasado perde importantes partes, como a explicação inicial de como será a atividade do dia e quais materiais serão usados.
4)Ter vários materiais de consulta
Claro que a internet tem tudo, mas há outras opções de pesquisa, como arquivos de fotografia, periódicos e enciclopédias. O importante é saber consultar. Pesquisar uma matéria da internet ajuda, mas depois é preciso analisar esse conteúdo e escrever sobre ele com suas próprias palavras.
5) Estudar diariamente
Deixar para estudar às vésperas de uma prova é péssimo, porque se conta somente com a memória e não se aprende de fato. Estudar diariamente é o ideal, porque aprende-se um pouco por dia.
6) Questionar, sempre
Aluno bom é aquele que tem dúvidas. Escola é o lugar de perguntar, então temos que fortalecer o ‘Não entendeu? Pergunte!’. Não existe questão boba, o aluno pode perguntar qualquer coisa, caso não tenha entendido.
7) Manter um local próprio para os estudos
As crianças e jovens de hoje são capazes de fazer várias atividades ao mesmo tempo, mas estudar exige concentração e dedicação. O corpo tem que parar! Esse lugar não precisa ser luxuoso, basta ter uma cadeira e uma mesa para ele e um horário reservado para o estudo, sem ser incomodado. É importante o hábito de se reservar um tempo para isso, meia hora por dia, por exemplo.
8) Obter a progressão do aluno
O objetivo da escola é a aprendizagem, o crescimento em relação a ele mesmo, sem comparações com o restante da classe. Cada criança é única, assim como seu desenvolvimento.
9) Deixar as crianças com tempo livre
Crianças não podem ser submetidas a uma rotina rígida. Não é preciso ser 8 ou 80, é muito importante recuperar o ato de brincar. Infelizmente muitas crianças só conhecem o mundo pela televisão e pela internet.
10) Estreitar relações com os filhos
Os pais devem perguntar a eles como foi o dia, o que teve de bom e o que não ficou claro no que aprenderam, além de participar das atividades da escola. Mesmo que não possam ajudá-los, farão parte da vida deles. O mesmo vale para pequenos sinais de bullying, que crianças e adolescentes muitas vezes não falam espontaneamente, mas acabam revelando-os quando são questionados.