Como cuidar dos seus sapatos
Quem aqui ama sapatos? Você sabe como limpá-los? Para cada material, existe uma forma correta! Vamos aprender?
Camurça – Use uma escova quase seca, sem produto químico.
Couro – Nunca use sabão e detergente. O ideal é um pano úmido. Uma vez por mês pode ser usada graxa. Uma dica para hidratar o couro é passar lustra móveis sem cheiro, com uma flanela limpa.
Plástico – Esse tipo de material pode ser limpo com água.
Vinil – É só passar um pano seco que ele fica brilhando. Se necessário, também pode ser usado um pano molhado. Apesar de ser fácil de limpar, a desvantagem é que ele arranha com muita facilidade.
Atitudes para organizar sapatos
1 – O ideal seria guardar os sapatos em lugares ventilados, para evitar o mofo e a proliferação de ácaros, mas como nem sempre isso é possível, devemos manter o local limpo e não guardar em sacolas totalmente plásticas.
2 – Guardar os sapatos em embalagens de TNT ou tecido, são uma ótima ideia para que possam respirar, de preferência com um bom pedaço de transparência para visualizar os sapatos sem ter que tirar da embalagem. Quando essas sacolas são iguais e da mesma cor, o efeito de organização é ainda maior.
3 – Sempre limpar os sapatos quando usar (pode passar álcool no solado, mas observando o material para não estragar). Nunca guardar um sapato úmido. Passar um talco antisséptico, que, além de evitar o cheiro forte (o famoso chulé), ainda é bactericida.
4 – Só lavar o sapato em último caso. Use um pano úmido e limpo.
5 – Alguns sapatos merecem cuidados especiais. As botas devem ser guardadas com enchimentos e nunca dobradas ao meio, para não estragar. Tem algumas que já vêm com o enchimento, mas hoje existe no mercado suportes para botas. Canos de PVC também podem ser utilizados para esse fim.
6 – No inverno, há mais possibilidade de que os produtos fiquem com fungos e bactérias, que são hóspedes certeiros de lugares úmidos. Eles acabam gerando mofo. Mas com os cuidados certos é possível evitar o problema.