Como deixar de ser inconstante
Um dos pontos mais negativos desta geração é a avassaladora inconstância que grande parte das pessoas vivem. Muitas conduzem sua vida e seus projetos dependendo de suas emoções, por isso estão em constante altos e baixos.
Elas não conseguem sustentar seus pensamentos e suas decisões, pois um dia estão animadas para começar um curso e se aprimorar profissionalmente, no outro, não querem nem mesmo abrir um livro. Um dia decidem que vão lutar pela sua vida sentimental, no outro, jogam a toalha e se entregam à melancolia e às frustrações.
Um dia estão crendo na Palavra de Deus e no outro duvidam de tudo. Um dia querem orar, jejuar e evangelizar, mas no outro não querem nem sequer se levantar da cama.
Isso é terrível, pois pessoas que agem assim veem os anos se esvaírem como água entre os seus dedos, sem terem a perspectiva de algum êxito. Dificilmente atingirão os alvos que almejam, justamente porque lhes falta determinação para perseguir um propósito.
Lembro-me das Palavras do Senhor Jesus, ao dizer: “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao Reino dos Céus, e pela força se apoderam dele.” Mt 11.12
Com este ensino, o Salvador mostra claramente que, assim como naquela época, um guerreiro teria que empenhar todas as suas forças violentamente para conquistar uma cidade, aquele que anela pela sua Salvação precisa também agarrar imediatamente as oportunidades oferecidas por Deus e não soltar mais. Ou seja, é preciso estar absolutamente determinado a abrir mão dos seus sentimentos, das suas percepções erradas, dos amigos, dos conteúdos impróprios e de tudo o mais que coloca em risco seus objetivos.
Não dá para perseguir um alvo quando a alma se comporta como uma montanha russa, em que ora está subindo para chegar ao alto, ora desce repentinamente com toda a força e volta ao mesmo ponto de partida.
Talvez, sua vida seja o reflexo deste brinquedo do parque de diversões. Embora tenha momentos empolgantes com direito a muita emoção, você permanece vazia e sem chegar a lugar algum, pois sempre volta à estaca zero.
Para mudar este quadro, decida hoje mesmo suas prioridades e lute por elas com todas as suas forças.
O Reino dos Céus só será possuído por aqueles que são cheios de fervor, devoção e vontade, os quais agarrarão imediatamente a oportunidade de Salvação oferecida por Deus.
Núbia Siqueira