thumb do blog field_fuyl4yphm40v7
thumb do blog field_fuyl4yphm40v7

Como preparar uma lancheira saudável?

Imagem de capa - Como preparar uma lancheira saudável?

Diante de gerações cada vez mais sedentárias e gordinhas, a tradicional lancheira precisa ser vista com muito carinho pelos pais. O desenvolvimento da criança depende de uma alimentação saudável durante o horário escolar. Portanto, a pergunta que sempre vem à mente: “qual o lanche ideal para o meu filho levar ao colégio?”

Não adianta idealizar uma refeição rica em proteínas e nutrientes se em casa seu filho tem sempre à frente alimentos gordurosos e industrializados.

Um grande erro dos pais é querer que seu filho coma a maçã no recreio sendo que o pequeno raramente come a fruta em casa. E pior: às vezes os pais odeiam frutas, enchem a geladeira de refrigerante e de doces, mas põem na lancheira do filho apenas alimentos saudáveis “porque é bom”.

Criança não é boba. Ela sabe que tem refrigerante na geladeira, mas não na lancheira. O estímulo a refeições boas se faz dentro do convívio familiar.

Troque alguns alimentos da lancheira

Pão branco por Massa integral (que possui fibras e mais vitaminas).

Refrigerante por suco natural

Bolacha doce por salada de frutas

Queijo amarelo por queijo branco

Frutas de fácil digestão:

Pera, mamão, banana e mexerica (tangerina).

banner-lancheira

Dica: vá acostumando seu filho a comer frutas em casa. Comece com apenas um pedaço pequeno e vá aumentando o tamanho da fruta cortada ao longo do tempo. Utilize-as em papinhas e sucos naturais. Isso faz com que a criança não veja a fruta como algo “estranho” na lancheira.

Exclua da lancheira

Refrigerantes

Sucos industrializados (eles podem conter muito açúcar, prefira um suco natural preparado em casa ou na escola)

Salsicha

Pão branco

Alimentos gordurosos, tais como batata frita, balinhas e salgadinhos (gordura favorece a diabetes)

Macarrão instantâneo (alta concentração de sal)

Lembrete: Os lanches devem ser embalados com papel alumínio. O ideal é que seja uma lancheira térmica. Queijos e frios, por exemplo, necessitam de bons cuidados com a refrigeração (como uma embalagem bem feita) e devem ser consumidos em até 3 horas.

Importante! Não deixe de higienizar a lancheira todos os dias na volta da escola.

Colaborou: Mídia Bahia