Como se portar bem em todos os lugares?
É muito importante aprendermos a nos portar em lugares diferentes. É comum que em casa tenhamos atitudes mais descontraídas e despreocupadas, mas não podemos nos portar da mesma forma em todos os lugares.
Preste atenção em algumas regrinhas que ajudarão você a dar bom testemunho e mostrar o brilho de Jesus através de um comportamento gracioso:
Ao estarem em grupos, em lanchonetes, alguns adolescentes costumam lançar pedaços de alimentos nos outros, como forma de fazer graça e chamar a atenção do grupo. Brincar com a comida não é uma atitude correta, nem tampouco bonita.
Falar gírias e palavrões é uma forma muito feia de se comunicar. Senhor/ senhora, por favor, obrigada, com licença e desculpa são algumas das palavrinhas mágicas e devem sempre estar no seu vocabulário.
Algumas crianças e adolescentes não conseguem ouvir sem interromper, ou seja, falam por cima das falas dos outros. Aprenda a controlar sua fala, suas idéias, pois é uma atitude de respeito e delicadeza com a pessoa que está conversando com você. Xingar também não é uma forma de expressão adequada. Cuidado com esse hábito, pois pode prejudicar suas relações de amizade.
Se aprendermos desde novinhas a conviver com as regras básicas de etiqueta, essas atitudes se tornarão cada vez mais espontâneas. Procure agir desta maneira também em sua casa, com os seus familiares, faça disso um hábito e seja um exemplo positivo a todos que lhe rodeiam!