Festa junina, participo ou não?
Vamos falar de um assunto, que muitas ainda não conseguiram entender, e muitas vezes participam pensando que não faz mal, afinal, todo mundo o faz…
Nesta época do ano é muito comum nas escolas e igrejas católicas, as famosas quadrilhas, quermesses e festejos com comidas e bebidas típicas. Há três explicações para o nome “festa junina”, vou lhe falar de duas, que vão lhe esclarecer melhor sobre a origem.
A primeira seria, que o nome foi dado de acordo com as festividades religiosas que aconteciam, e ainda acontecem, durante o mês de junho. Essas festas são homenagens a três santos católicos: São Pedro, São João e Santo Antônio. Consciente ou inconsciente, quem participa acaba prestando homenagens a eles que não são deuses, pois só o Senhor é Deus e acaba cometendo idolatria.
Na verdade, as festas juninas são tradições que se implantaram em nosso país através dos portugueses. Uma outra explicação para essa festa, é que a realizavam para homenagear uma deusa da mitologia romana chamada Juno e as comemorações feitas à ela eram denominadas de “junônias”, hoje, a tal festa junina. E você pensava que era só por causa do mês de junho, não é?
A Palavra de Deus nos ensina o seguinte: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma.” I Cor. 6:12
Deus nos orienta em tudo, nos mostra o que é certo e o que é errado, cabe a nós fazermos a escolha certa e eliminarmos do nosso caminho todas as tradições e costumes do mundo que só querem nos afastar de dEle. Agora que você já sabe que festa junina é uma tradição pagã e que não agrada a Deus em nada, tome sua própria decisão! O que vai fazer a respeito?
Que Deus abençoe a todas.