thumb do blog field_fuyl4yphm40v7
thumb do blog field_fuyl4yphm40v7

Mãe e filha: Aprenda a doar!

1. Por que ensinar meu filho a doar aquilo que ele não usa mais?

Doar faz muito bem para a educação de seu filho. Se as crianças criarem o hábito de doar os brinquedos e as roupas que não usam mais, compreenderão que precisamos do outro para sobreviver e serão menos materialistas. Passar esse conceito, porém, pode ser um pouco difícil mas não se preocupe, pois é possível mudar a criança que tende a ser mais egoísta e só depende de você.

2. Como estimulá-lo?
Pelo exemplo. “Crianças aprendem ao observar os pais”, diz a psicóloga educacional Salete Balbino. Doe suas coisas também: em uma tarde, faça seu filho separar com você suas roupas e explique que há muita gente que adoraria ganhá-las de presente.

3. Posso começar essa tarefa mesmo entre os pequeninos?
A partir dos 2 anos de idade, a criança fica feliz por ter responsabilidades ou algo para fazer. Aproveite para falar também sobre as diferenças entre as pessoas para ensiná-la a não ter preconceitos. Dividir é de extrema importância para o desenvolvimento de um mundo melhor e mais solidário.

aluguel-de-brinquedos-alternativa-ecologica-e-economica-55-452

4. E se meus filhos não quiserem dar suas roupas e brinquedos usados?
Se você doa suas roupas todo ano, fazendo disso um hábito, será difícil que seus filhos relutem em doar. As crianças tendem a repetir o comportamento dos pais.

Porém se houver resistência, tudo se resolve conversando. De nada adianta, por exemplo, chantagear emocionalmente o pequeno caso ele chore dizendo que não quer doar. Vale explicar que a roupa ou o brinquedo que ele usa bem pouco podem ser úteis e muito desejados por crianças que não têm condições financeiras ou que perderam seus pertences com a chuva ou desastres naturais, por exemplo. “Experimente, a cada brinquedo novo que você dá, combinar de se desfazer de alguma coisa dele mais antiga para outra criança brincar também”, indica a pedagoga Malu Vianna.