Sou simples ou prudente?
“Os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes serão coroados de conhecimento.” Provérbios 14:18
Como você é? Temos aqui neste versículo dois tipos de pessoas, uma que não se dá nada bem e outra que será coroada de conhecimento, ou seja, inteligência e sabedoria. Vamos ver como cada uma é e saber com quem você tem se parecido mais. A pessoa simples é aquela que acredita em tudo o que falam, que compartilham, e não procura observar e discernir se o que estão dizendo é verdade ou mentira para enganar as “simples”. Meninas assim, a Palavra de Deus diz que herdarão, receberão a estultícia, ou seja a burrice, a estupidez, a tolice, isso mesmo, está lá no dicionário.
Forte isso, não é? Por isso, você deve ser prudente, ou seja, aquela menina precavida, cuidadosa, ajuizada, sensata, inteligente e sendo assim, você perceberá que nem tudo o que dizem ou fazem você deve copiar, aceitar e participar, pois se desviando desses enganos, você será coroada com ainda mais inteligência e sabedoria. Que coisa boa, quem não quer?
A simplicidade que está falando aqui é diferente de ser uma pessoa simples, pois a pessoa simples é aquela que não é exibida, orgulhosa, cheia de frescuras para com os outros etc. Ser simples nesse sentido é muito bom, mas o ser simples que esse versículo nos ensina, é no sentido de ser bobinha e cair na lábia de todo mundo. Viu como é bem diferente uma coisa da outra? Não confunda!
Devemos ser simples no sentido de sermos humildes, mas não ser simples no sentido de sermos bobas e influenciáveis. Devemos ser prudentes, atentas ao que dizem, fazem e divulgam por ai, pois aquela que entregou sua vida nas mãos do Altíssimo Senhor e Deus, não deve se deixar levar por tudo e por todos. Seja esperta e selecione muito bem as coisas que você assiste, vê, ouve e compartilha; jogue fora o que não presta e se torne prudente!
Que Deus abençoe a todas.
Sandra Lages