Como manter o equilíbrio e reduzir o estresse com os filhos em casa?
Praticando de Junho
PRATICANDO DE JUNHO:
1- Mesmo sem ir à escola, acorde as crianças no mesmo horário (ou horário próximo) trocando o pijama por uma roupa normal e praticando algumas horas de estudo sem qualquer aparelho de comunicação como rádio, TV ou celular ligados em casa. Então só depois elas poderão ficar livres.
2- Como as necessidades da casa e seus afazeres seguem a todo vapor e não é possível brincar com os filhos o tempo todo, traga-os para participarem dessas tarefas domésticas, porém sem expectativas ou exigências de que farão de maneira perfeita.
Deixe que as crianças lavem a louça, regue uma planta, ajude a preparar uma comida… sempre parabenizando pela execução do trabalho, não pelo resultado dele. A criança se sentirá orgulhosa por ter contribuído. E se precisar refazer o trabalho, não deixe que ela perceba.
3- Não se preocupe em manter as crianças o tempo todo ocupadas ou alegres. Você não é recreador! Elas também precisam de um tempo ócio e por isso não se sinta obrigado a encontrar tarefas para elas o tempo todo. Caso elas se queixem por não ter o que fazer, diga a elas que que devem procurar. Essa já é uma tarefa!
4- Não queira controlar o incontrolável. Enquanto seus filhos ou marido estiverem confinados em casa, não há possibilidade de você ter a casa impecavelmente limpa e organizada. Esse seu desejo só vai gerar estresse e desavenças entre você e sua família. Lembre-se que isso também passará. Seja menos exigente!
5- Não se deve ficar o dia todo absorvendo notícias ruins, que chegam aos montes pelos diversos meios de comunicação. Isso só fará aumentar a angústia, insegurança e gerar medo pelo amanhã.
Procure dedicar tempo para ler e ouvir mensagens edificantes, a Bíblia por exemplo. Isso elevará sua fé e confiança de que “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Isso também ajudará seus filhos já que eles costumam ser contagiados pelo que sentimos.