Palestras, orientações e dicas marcam o evento mensal “Fraudes Financeiras” no exterior
Evento realizado pelo Grupo Calebe Universal visa proteger idosos de golpes contra seu patrimônio.
Imagine dedicar uma vida inteira de trabalho para construir um patrimônio e alcançar uma estabilidade financeira, apenas para, num piscar de olhos, perder tudo devido a um golpe. Infelizmente, essa tem sido a realidade de muitas pessoas, especialmente idosos, que são enganados até mesmo por membros da própria família. Assim, veem o fruto de uma vida de dedicação e esforço desaparecer, e o pior é que frequentemente ficam sem saber como agir ou quais providências tomar.
Devido a várias situações como essa, o Grupo Calebe Universal no Exterior realizou, em agosto, o evento mensal com a palestra “Fraudes Financeiras”, que contou com a participação de 59 países.
PAÍSES PARTICIPANTES
O evento foi realizado em todos os continentes e contou com a participação de países como Ilhas Maurício, Japão, Sudão do Sul, Eswatini, Botsuana, República Centro-Africana, Uganda, Venezuela, Quênia, Papua Nova Guiné, Nicarágua, Filipinas, Chile, Trinidad e Tobago, Colômbia, Camarões, Burundi, Moçambique, República Dominicana, Serra Leoa, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Gana, Guam, Espanha, entre outros.
AUTORIDADES NAS PALESTRAS
Para melhor embasamento e auxílio, o Grupo Calebe Universal contou com palestras de profissionais da área de segurança, que atuaram como palestrantes voluntários. Entre eles, estavam mais de 200 advogados, mais de 150 autoridades policiais, mais de 200 assistentes sociais, mais de 100 administradores, mais de 100 bancários e aproximadamente 100 economistas, que compartilharam experiências, ofereceram dicas e prestaram atendimento aos participantes do evento.
INFORMAÇÃO É O SEGREDO
No evento “Fraudes Financeiras”, o principal objetivo foi fornecer informações para ajudar os idosos a não caírem em golpes. Foi montada toda uma estrutura para que essas informações chegassem diretamente a esse público.
Foram realizadas mais de mil palestras, distribuídas quase 30 mil cartilhas e panfletos com orientações sobre o assunto, e realizados aproximadamente 3 mil atendimentos com os profissionais que deram as palestras, totalizando mais de 41 mil pessoas beneficiadas pelo evento do Grupo Calebe Universal.
CURIOSIDADES
Alguns acontecimentos marcaram o evento “Fraudes Financeiras” do Grupo Calebe Universal Exterior. Acompanhe um pouco do que ocorreu:
ILHAS MAURÍCIO – Os calebes puderam tirar dúvidas e saíram contentes com essa experiência útil e enriquecedora.
SUDÃO DO SUL – Durante a participação e interação com o público, foi registrado que 50% dos participantes foram vítimas de fraude financeira.
LIBÉRIA – Relatos de calebes sobre situações de golpes que sofreram fizeram com que o evento fosse visto como um norte para evitar novos golpes.
GRANADA – Boa aceitação e participação dos idosos durante a palestra.
COREIA DO SUL – Palestra que ofereceu um grande suporte aos presentes.
BOTSWANA – O inspetor que realizou a palestra relatou que foi a primeira vez que uma igreja no país abordou esse tipo de crime, prestando um bom serviço para a população local e parabenizou a iniciativa.
REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA – Relatos de pessoas que participaram do evento e expressaram desejo de saber mais sobre o tema.
ZIMBÁBUE – Relatos de idosos que disseram não saber onde procurar ajuda até assistirem à palestra.
PAPUA NOVA GUINÉ – Os calebes interagiram durante a palestra, compartilhando suas experiências.
TRINIDAD E TOBAGO – Algumas pessoas tinham preconceito em relação ao trabalho do grupo; no entanto, após a palestra, ficaram motivadas para o próximo evento.
ARGENTINA– Grande participação dos calebes durante a palestra, com perguntas e relatos de experiências.
Assim como diversos outros relatos de idosos que agradeceram pelo tema da palestra nos países participantes.
BISPO VALTER: “QUEM É CALEBE, APRENDE A VIVER”
O coordenador geral do Grupo Calebe Universal, bispo Valter Pereira, destacou que quem faz parte do grupo recebe aprendizados que são para a vida toda.
“Calebe, na Bíblia, foi uma pessoa que sabia resolver situações; não à toa ele era o segundo após Josué e Deus o permitiu entrar na Terra Prometida, pois ele pedia Sua direção e não se acomodava. Este é o nosso intuito com o Grupo Calebe Universal: mostrar que a pessoa idosa não é vulnerável, mas inteligente e capaz de resolver situações. Quem faz parte do Grupo Calebe Universal aprende a viver cuidando tanto do lado espiritual quanto do lado físico enquanto ainda estamos neste mundo,” disse o bispo.