#10: Por que erramos no amor e na vida?
Por que erramos? Geralmente por ignorância, por não sabermos melhor ou termos aprendido errado. Jesus confirmou isso quando disse a um grupo de religiosos:
“Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” (Marcos 12.24)
O conhecimento, a instrução, a educação ajudam a eliminar muitos erros. Se você é bom no seu trabalho, é porque seus anos de estudo e aprendizado o capacitaram. Você erra menos e acerta mais porque aprendeu.
Você já deve ter notado que todo governo prega a educação como uma prioridade para o seu país. Não é coincidência que os países que de fato praticam isso são os mais fortes do mundo.
Mas no verso acima Jesus não estava se referindo ao conhecimento contido nos currículos escolares. Apesar de extremamente útil, este não resolve os principais problemas das pessoas. Escolas e faculdades ensinam profissões, técnicas e know-how de trabalho. Mas a vida da pessoa não se resume apenas ao trabalho. Por isso você não pode se resumir ao que aprende na escola. As Escrituras oferecem conhecimento mais abrangente — para o trabalho, a família, os relacionamentos, a saúde, a autodisciplina, a ética, o caráter e todas as áreas da vida.
Jesus disse que as pessoas erram porque não têm um conhecimento superior, do alto. E daí vêm muitos erros e problemas — no amor e em outras áreas.
Note que Ele não se referia à simples leitura da Bíblia, nem ao estudo que apenas traz conhecimento em si. Já que Ele falava a um grupo de religiosos, o problema deles obviamente não era a falta de conhecimento da letra. O erro deles estava no seu entendimento. Não basta ter uma informação se você a interpreta de forma errada. Por isso Jesus acrescentou “…não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus”. Há muita gente que conhece a Bíblia tão bem que até ensina a outros. Mas suas vidas são a antítese do que ensinam. São vazias do poder de Deus.
Em resumo:
– Se você quer parar de errar e começar a acertar, você precisa buscar e compreender os pensamentos de Deus
– A inteligência espiritual é superior à inteligência humana — por isso você pode ser muito capaz no seu trabalho mas um fracasso no amor e na vida
– Ser um religioso, apenas um conhecedor da Bíblia, pode na verdade prejudicá-lo. Você precisa conhecer a Deus, não somente sobre Deus
“Vocês vão Me procurar e Me achar, quando Me procurarem com todo o coração”. (Jeremias 29.13)
Veja também:
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…