thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

3 DICAS PARA MELHOR COMPREENSÃO DA BÍBLIA

A Palavra de Deus é viva e eficaz, ela tem o poder de restaurar o seu interior. No entanto, para aproveitar ao máximo esse poder, é necessário atender a alguns critérios. Confira no vídeo

Eu vou lhe dar 3 dicas para a melhor compreensão da leitura bíblica. Muitas vezes você se pergunta: “o que Deus quer dizer aqui?” Isso acontece, principalmente, quando estamos iniciando na fé.

A primeira dica é: sempre, em qualquer texto, você deve se perguntar: quem está falando? E para quem ele está falando?

A Bíblia tem muitos personagens. Isso pode mudar a sua compreensão. Por exemplo, em Mateus, capítulo 4, o Espírito Santo conduziu o Senhor Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo. Em um só versículo, você percebe que essa história envolve três pessoas.

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-Se a Ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães” (Mateus 4:1-3).

Quem está falando? O diabo. E para quem ele está falando? Para o Senhor Jesus. Se ele falou com o Senhor Jesus, ele pode falar com qualquer pessoa (você começa a derivar entendimentos a partir do que está lendo).

Talvez aquela voz que vem à sua mente seja o diabo. Você precisa estar atento para discernir. E ele disse: “Se tu és o Filho de Deus […]”. Eu tenho a certeza de que o diabo não tinha dúvidas de que Jesus era o Filho de Deus, mas como ele trabalha com a dúvida, ele “joga o verde para colher o maduro”.

A Palavra de Deus não é uma comida do tipo “fast food”, ela é como a culinária francesa, em que você tem que degustar.

A segunda dica é: viaje para dentro da Palavra.

Você começa a entender muito melhor as Escrituras quando você se transporta para a época, o ambiente, o contexto que ela descreve. É como se você fosse um viajante no tempo.

Por exemplo, nesta mesma passagem, imaginamos um deserto. Só há sol, céu azul, terra seca, pó e pedras. Você tem que se transportar para este lugar. Jesus ficou 40 dias no deserto sem comer. Nós já fizemos um propósito de ficarmos no deserto do Sinai por três dias. E o nosso corpo se adapta. Ficamos em espírito de oração, meditando na Palavra de Deus. Então, você pode imaginar como Jesus estava. E o diabo apareceu no final (ou seja, ele aparece quando estamos no nosso momento de maior vulnerabilidade).

Quando você viaja para dentro da história, você compreende o que isso significou naquela época e o que isto significa para você.

A terceira dica é: a aplicação.

Depois de ler e reler o texto, prestando atenção aos detalhes, você pergunta a Deus, o Autor da Palavra: “o que o Senhor quer me dizer com este texto? O que o Senhor quer que eu faça? Como eu posso aplicar isso para a minha vida?” Talvez você esteja vivendo um “deserto” e esta palavra pode falar com você. Ou talvez você esteja ouvindo as vozes do mal. Então, o Espírito Santo vai falar com você por meio do Texto Sagrado. E você deve praticar.

Comece a fazer isso diariamente (de preferência, pela manhã). Assim, a sua vida começará a mudar para melhor.

Acompanhe a mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso