32 ANOS DE CASADOS: UMA REFLEXÃO
Quando você decide mudar e come a torta de humildade, você deixa de ser casado com os problemas e se casa somente com o seu parceiro, assim os problemas começam a ser resolvidos um a um
32 anos atrás, Cristiane e eu estávamos selando o nosso casamento. Trocamos votos um com o outro diante de Deus. Nós estávamos cumprindo um sonho da nossa juventude, da nossa vida, um sonho de servirmos a Deus juntos. Um sonho, que depois de mais ou menos um ano, começou a ter problemas, desentendimentos. Os nossos espíritos não batiam. Nós concordávamos sobre muitas coisas, mas algumas coisas nós tínhamos espíritos bem resistentes um ao outro.
Eu estava refletindo sobre como conseguimos superar, qual foi o caminho para permanecermos juntos e bem casados. Estamos melhores do nunca, porque, como temos ensinado, um casamento segundo as orientações de Deus melhora com o tempo. O mundo diz: “como você aguenta ficar com a mesma pessoa por tanto tempo? Não enjoa? Não cansa?” A resposta é não. É natural que você se canse de algo ruim, mas quando é bom vai melhorando com o tempo.
E uma coisa que nos ajudou a vencer aquele problema crônico que havia no nosso casamento foi que nós optamos por fazer o certo acima da nossa própria vontade. Escolhemos acertar em vez de continuarmos errando.
A Bíblia fala do “espírito do erro”, que é um pensamento que conduz a pessoa ao erro (ela sabendo ou não sabendo o que é certo). E quantos casamentos terminam por que a pessoa está entranhada na sua maneira de ser? Ela prefere acabar o casamento do que abrir mão das suas convicções, do seu jeito de ser.
E se há uma coisa que fizemos foi que nós decidimos nos divorciar dos nossos erros. Porque, primeiro, nós reconhecemos onde estávamos errando. Eu reconheci que eu não era o grande marido que eu achava que era. Como eu poderia ser um bom marido se a minha esposa estava dizendo que queria se separar de mim? Então, tive de olhar para dentro de mim e reconhecer que eu não era um bom marido. Eu tive que me separar do meu jeito.
Na vida profissional, para você se manter na atuação, você sabe que tem que melhorar. Você muda, se adapta para sobreviver. Mas, no casamento, nós achamos que não precisamos mudar.
Quando eu e ela abandonamos o “espírito do erro”, que fazia com que nós conflitássemos um com o outro, os problemas um por um foram sendo eliminados. E nós, finalmente, nos tornamos um (uma só carne, um só espírito).
Mas o “espírito do erro” vai lhe induzir. Ele vai dizer: “você merece. Todo mundo faz. Qual o problema?” E se você agir por meio dele, você vai acabar com a sua vida, com o seu casamento, com a sua alma. Este “espírito do erro” vem para lhe levar para o lugar errado, que tem a ausência de Deus, que é o inferno.
Como regra geral: resista ao espírito do erro e faça o que é certo acima do que você sente, do que você gosta. E, assim, as coisas vão dar mais certo para você.
Assista ao vídeo acima e confira a mensagem completa.