8 dicas para deixar de ser bitolado e começar a pensar grande
A palavra “bitolado” vem de “bitola”, que é a medida padrão usada para fixar trilhos ferroviários. A bitola de uma via ferroviária é a distância usada entre os dois trilhos paralelos. Por razões óbvias, essa distância precisa ser exatamente a mesma por toda a extensão da via, para que o trem corra seguramente sobre os trilhos. Na imagem abaixo você vê um homem medindo a bitola de um trilho.
Daí veio a expressão “pessoa bitolada”, como em “o cara é bitolado, só fala em futebol o dia todo”.
Como os trilhos de trem, que são sempre equidistantes por toda sua extensão, uma pessoa bitolada é alguém que não se abre para novas ideias, tem a mente fechada e vive preso em sua maneira de pensar. Logo, pensa que é o único certo e costuma atacar a todos os que contradizem sua opinião. Normalmente é uma pessoa ultrapassada, que parou no tempo. Se recusa a melhorar ou considerar outros pontos de vista.
De certa forma, todos nós somos bitolados. Ninguém é o tal, o expert de mente aberta em todos os assuntos. Por isso, não se ofenda se alguém lhe enviou este texto porque achou que poderia ajudá-lo. As dicas abaixo servem para todos nós.
Como abrir a mente? Como expandir sua inteligência e não ficar bitolado? Vamos a algumas coisas que podem ajudar:
– Leia mais. Seja seleto em suas leituras, claro. Uma escolha óbvia é você ler sobre assuntos que enriquecerão seus conhecimentos necessários. Se você gosta ou trabalha com fotografia, por exemplo, leia sobre os melhores fotógrafos, suas técnicas e trabalhos. Quer vencer a timidez? Leia mais sobre isso.
– Visite lugares diferentes. Viajar é um dos melhores remédios para curar mentes bitoladas. Talvez você não possa passar férias em Tóquio, mas é surpreendente quanta coisa nova podemos descobrir apenas do outro lado da cidade onde moramos, ou em uma cidade vizinha.
– Coloque os outros para cima, não para baixo. Pessoas bitoladas, por alguma razão, sentem a necessidade de colocar os outros para baixo. Faça o contrário. Elogie, aplauda, torça pelo sucesso dos outros, celebre suas realizações. Se não encontrar nada para elogiar, pelo menos não critique.
– Ouça mais. Uma outra característica de bitolados é que normalmente não param de falar. E quando alguém consegue uma brechinha para falar com eles, você pensa que eles estão ouvindo? Não. Estão apenas pensando no que vão falar em seguida. Esforce-se para ouvir e prestar mais atenção nos outros.
– Upgrade seus amigos. Suas amizades podem ser grandes responsáveis por suas limitações ou superações. Ter amigos bitolados é uma maneira garantida de se manter um. Procure pessoas que estão melhores que você e aproxime-se delas. Seja-lhes útil de alguma forma. Seja um bom amigo para conquistar bons amigos.
– Aprenda com grandes pensadores. Comece logo pelo pensador mais top de todos, e daí para baixo. Aprendendo com Ele também garantirá que você não se tornará alguém de mente aberta para o que não presta. (Todos os dias eu posto uma frase inspiradora em minha página no Facebook às 8h da manhã. Curta e veja diariamente.)
– Pare de julgar coisas e pessoas pelas aparências. Procure entendê-las de fato antes de passar juízo.
– Assista documentários. Esqueça a novela das oito, o reality show do momento, e a maioria dos noticiários. Eles não vão acrescentar nada em sua vida — e ainda vão roubar seu precioso tempo. Documentários de fontes reputáveis — BBC, Discovery, History Channel, entre outras — são excelentes formas de viajar sem sair do lugar.
Há muitas outras dicas, mas estas são um bom começo. Trilhos de trem precisam ser bitolados. Você não.
Veja também:
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…
Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.