thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A PORTA DE SAÍDA DO SOFRIMENTO

Você se pergunta por que sua vida é tão atribulada? Está cansado de sofrer? A saída para esse sofrimento está na porta do arrependimento

Anote aí, porque vai cair na prova: muitos não sabem que a saída do sofrimento passa pela porta do arrependimento.

Talvez, você tenha se perguntado: “quando a vida vai me dar uma trégua? Porque eu só venho sofrendo derrota atrás de derrota”. Mas é preciso lembrar que a saída passa pela porta do arrependimento. E não é difícil de entender isso, porque, quando olhamos para a história humana, entendemos que o sofrimento entrou por meio do pecado. Por causa da desobediência vieram os problemas sobre a vida humana.

Há pessoas que carregam um pecado escondido ou escancarado. O escondido é pior, porque a pessoa esconde aquilo e, do lado de fora, ela “paga de santa”. Ela pode enganar as outras pessoas, mas não engana a ela mesma, não engana a Deus e nem ao diabo.

E Deus não precisa castigar o ser humano pelos pecados, são os próprios pecados que trazem as consequências ao pecador. E, quando pecamos, geramos uma dívida com a morte, porque o salário do pecado é a morte. Nós somos servos de quem obedecemos. Então, quando você obedece a Deus, você está de baixo da proteção dEle. Mas, ao desobedecer a Deus, automaticamente, você obedece ao diabo. Logo, ele tem acesso livre para destruir a sua vida.

Há muitas pessoas que estão doentes, fazendo tratamentos e até oram pedindo a cura para Deus, mas a cura não pode vir antes do perdão. Jesus, antes de curar as pessoas, as perdoava. Em Marcos 2, vemos que Jesus perdoou o paralítico e depois ele foi curado.

Mas há pessoas em que a reputação se tornou o deus delas, porque elas preferem sofrer do que resolver o pecado. Talvez você viva como uma criança assustada no escuro, porque esse pecado escondido te traz medo. Você não tem paz com Deus e consigo mesma. O rei Davi disse que enquanto ele encobriu os pecados dele, os ossos dele apodreceram.

Eu estou falando que há uma saída para este sofrimento: o arrependimento. É reconhecer o erro que cometeu, parar de se explicar, de justificar o pecado. É confessá-lo a quem de direito (quando envolve alguém, quando afeta alguém). Se for possível, repare o dano que foi causado. E, finalmente, a mudança de conduta. Não peça perdão se você não tem a pretensão de mudar.

Se você passar por essa porta, haverá perdão, liberdade. Mas se você ficar nessa prisão, você vai perder a sua alma. E é por isso que Deus oferece a chance de arrependimento.

Assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso