thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A TENTAÇÃO DE JESUS | PARTE 1: A DÚVIDA

Descubra como Jesus enfrentou a tentação e resistiu à dúvida que vem para todos nós

Após ser batizado nas águas, Jesus ouviu, junto com todos os presentes, uma única e poderosa voz que confirmava: Este é o Meu Filho Amado! Porém, 40 dias depois, no deserto, o diabo tentou fazê-lo duvidar dessa verdade por três vezes.

“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.  E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus 3:16

Logo em seguida do batismo a Bíblia diz que Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para o deserto, para ser tentado pelo diabo.

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.” Mateus 4:1-3

Veja que o diabo esperou Jesus estar com bastante fome para tentá-lo. Deus já tinha falado que Jesus era Seu Filho amado, e se Deus falou, está falado, ninguém pode mudar isso, mas o diabo faz a pessoa questionar (duvidar)…

Ele tentou fazer Jesus duvidar que era – de fato – Filho de Deus e, assim, trabalha até hoje, jogando dúvida nas pessoas, fazendo elas pensarem que não são capazes, que Deus não irá ouvi-las. Por quê? Porque se a pessoa aceita a dúvida, ela mesma passa a se destruir.

Então, você tem que ter muito cuidado, porque o diabo é o pai da dúvida. Da mesma forma que Deus trabalha com a fé, que é a certeza do cumprimento da Palavra de Deus, o diabo trabalha com a dúvida.

Assim, Jesus combateu a dúvida (tentação) usando a Palavra, como podemos ler em Mateus 4:4:

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

Jesus venceu o diabo três vezes dizendo “está escrito”. Com três versículos somente Ele venceu o acusador naquela situação. Esse é o poder da Palavra. Depois que Jesus disse o terceiro “está escrito”, Satanás O deixou.

“Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mateus 4:11

Naquele momento Jesus estava dando o exemplo de como nós temos que vencer as tentações que vêm no nosso caminho.

Confira essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso