thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS – Será?

Cuidado com esse ditado popular que te afasta de ouvir a verdadeira voz de Deus

Nós temos ensinado que você tem que tomar muito cuidado com os ditados populares. Muitas vezes, por ouvir todo mundo falando uma coisa, a pessoa acha que é verdade e isso acaba influenciando as decisões dela. Eu não estou dizendo que todos os ditados populares são errados, mas muitos deles são equivocados ou se aplicam só em determinados casos.

Você já ouviu isso: “a voz do povo é a voz de Deus”. Naturalmente, esse ditado quer dizer que se a maioria das pessoas, a multidão, está falando algo, aquilo só pode ser certo, tão certo que é como se fosse o próprio Deus falando. Mas, na Bíblia, vemos que a multidão gritou: “crucifica-O!” Aquilo foi previsto por Deus, mas não era Ele Quem estava falando. O povo, por ser facilmente influenciado, costuma falar coisas que nem sabe o que está falando. As pessoas não conseguem se aprofundar em todos os assuntos, então, elas seguem influenciadores.

Por que os poderes deste mundo utilizam tanto as mídias em massa? É para inserir ideias. Os poderes querem manipular as pessoas e, assim, inserem, nos conteúdos mais consumidos por elas, as ideias que eles desejam que elas abracem.

Está escrito: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito” (Êxodo 23:2).

Ou seja, a maioria pode “torcer o mal”. Hoje em dia, você não pode mais falar o certo, porque você pode ser “cancelado”. O certo virou errado, pois as pessoas estão afirmando. As pessoas ouvem aquilo e dizem: “se todo mundo está falando, deve ser verdade”.

A grande verdade é que quem deseja ouvir a voz de Deus, vai viver na minoria, será impopular, vai andar no caminho apertado e passar pela porta estreita.

Deus fala diretamente pela Sua Palavra. A Bíblia deve estar ao seu alcance. Se você quiser ouvir a voz de Deus, leia a Bíblia. E, aquilo que ela não fala explicitamente, ore para Deus. O Espírito dEle foi nos dado para nos guiar. Se eu consultar e seguir o Espírito de Deus, Ele vai me guiar nas decisões.

Então, muito cuidado com os movimentos populares, as tendências, as modas. Se “a voz do povo” fosse “a voz de Deus”, o mundo seria um paraíso, porque O seguiria. E o pior é que há pessoas que tomam decisões com base na multidão: “todo mundo está fazendo” ou “agora, é comum”.

É por isso que a salvação será para poucos. Não porque Deus quer, mas porque a maioria não quer ouvir a voz dEle.

Portanto, cuidado! Acompanhe a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso