AÍ LEMOS A CARTA DE JOÃO E ACHAMOS ISTO
Suas atitudes, ações e reações no dia a dia demonstram o seu amor por Deus
“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:3).
Quando uma pessoa ama a outra, ela guarda as suas palavras. Quando a Cristiane fala para mim: “eu não gosto disso” ou “gosto daquilo”, eu procuro guardar as palavras dela. Eu e ela vamos completar 33 anos de casados. E, para nós, a palavra um do outro tem que pesar. Jesus disse também que quem O ama, guarda as palavras dEle. Se você ignora o que a pessoa diz, que amor é este?
Além disso, o apóstolo João complementa dizendo que os mandamentos não são pesados. Quando você considera o que Deus nos pede, em comparação com as coisas do mundo, você verá que os mandamentos de Deus não são pesados. Não é pesado, por exemplo, ser fiel à esposa (porque o benefício é um casamento de paz). Pesado é trair, é ouvir a voz do coração, que traz inúmeras más consequências (família destruída, comunhão com Deus manchada).
Quando Deus diz: “não cobiçarás…”, Ele está dizendo: “você ficará muito mais leve se você não se preocupar com a vida dos outros. Foque-se em você (no que você é, no que você tem)”. Este mundo é movido à comparação.
Então, os mandamentos de Deus exigem a negação de nós mesmos, mas as consequências disso são mais leves. A pergunta que tem que ser feita é: você ama Deus? Talvez, você diga: “sim, eu O amo”. Mas você O tem amado no sentido de “guardar” as palavras dEle?
João complementa: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 João 5:4).
Aqui, deixa claro que há um conflito entre aqueles que são de Deus e este mundo. O “mundo” não é o planeta Terra, são as pessoas que não amam Deus. Se essas pessoas não guardam os mandamentos de Deus, elas guardam quais mandamentos? Só restam os do diabo. O primeiro mandamento da “bíblia de satanás” é: “faça o que você quiser”. Mas o de Deus é: “seja feita a vontade de Deus e não a minha”. A maioria das pessoas no mundo vivem pelo primeiro mandamento: “a vida é minha e eu faço o que eu quero, o importante é ser feliz”.
Quando você está andando no caminho de Deus, este caminho é apertado e, por isso, poucos andam por ele. Se a pessoa não é nascida de Deus, ela não consegue vencer o mundo. É uma questão de fé de que Deus vai cumprir o que prometeu.
Fortaleça este amor prático, que obedece, e a fé, que confia em Deus.
Acompanhe a mensagem completa no vídeo acima.