ANJOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER (Salmo 91)
Eles têm ordem de Deus para guardar aqueles que habitam no esconderijo do Altíssimo, a escolha é sua, estar protegido ou sozinho no descampado do baixíssimo
Hoje, eu quero falar com você sobre “anjos”. Um tema vasto na Bíblia, que merece o seu próprio estudo separado. Mas como o Salmo 91 menciona sobre eles, nós vamos abordar um pouco sobre esse tema.
“Porque aos Seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra” (Salmos 91:11-12).
Deus dará ordem aos Seus anjos a respeito de quem habita no Esconderijo do Altíssimo. Essa é a única passagem do Antigo Testamento que sugere a ideia de anjos guardiões. Vemos, aqui, que os anjos são como os nossos guarda-costas sob a ordem do Altíssimo. Veja que profundidade essa palavra.
Os anjos estão sempre presentes na história da humanidade. “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:14). Os anjos são espíritos servos para aqueles que vão herdar a salvação. Às vezes, a pessoa ainda não é salva. Mas Deus, como conhece o futuro e sabe que a pessoa será salva, envia Seus anjos para guardá-la. Você vê quantas pessoas passaram situações em que era para elas terem morrido? Elas foram poupadas e nem mereciam, não eram salvas. Mas Deus, já sabendo que essas pessoas crerão nEle e O aceitarão, envia os anjos para guardá-las.
Muitos dos nossos familiares não são salvos. Mas, por causa daqueles que habitam no Esconderijo do Altíssimo, Deus envia os Seus anjos para guardar aqueles familiares, que serão salvos. Porque há o contrário: existem anjos que foram expulsos do Céu e hoje são demônios travando uma guerra espiritual para levar as almas das pessoas. Então, nós estamos no meio desse fogo cruzado: anjos e demônios.
“Porque aos Seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem…” foi o versículo que Satanás citou na tentação do Senhor Jesus no deserto. Satanás havia sugerido para o Senhor Jesus Se jogar do pináculo do Templo. Mas Jesus respondeu: “Não tentarás ao Senhor, teu Deus” (Deuteronômio 6:16).
Essa troca entre Satanás e o Senhor Jesus nos ensina algo importante: não é porque temos anjos conosco que vamos sair por aí nos arriscando. “Deus vai me guardar”. Não, Jesus não Se valeu disso. Ele nos mostrou que ainda que tenhamos os anjos para nos guardar, nós não devemos suspender o bom senso. Às vezes, as pessoas nos provocam: “se você é filho de Deus, faça isso”. Mas você não tem que provar nada. Não entre nessas tolices.
A segunda lição é que o diabo usa a Bíblia contra nós. Ele cita a Bíblia para nos enganar. Ele tirou o texto do contexto com o Senhor Jesus. Ele não conseguiu com o Senhor Jesus, mas tem conseguido com muitos crentes. Um versículo sozinho pode dizer uma coisa, mas, no contexto, ele pode dizer outra. Muito cuidado.
Medite nisto por meio do vídeo acima.
Leia também:
ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO vs. DESCAMPADO DO BAIXÍSSIMO
SALMO 91: HÁ COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER
QUANDO SE SENTIR FRACO, COM MEDO (SALMO 91)
COMO ESTAR PROTEGIDO DO MAL (SALMO 91)]
SUA VERDADE PROVAVELMENTE É UMA MENTIRA (SALMO 91)
NUNCA MAIS TENHA MEDO DE NADA (Salmo 91)
COMO LIDAR COM OS MAUS E VENCER (Salmo 91)
IMAGINE A FILA PARA TIRAR SATISFAÇÃO COM ESTES DOIS (Salmo 91)