thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Aprendendo com Estéfanas (1)

Imagem de capa - Aprendendo com Estéfanas (1)

Esta é a primeira parte da mensagem que falamos em nossa reunião na Vila Mariana no último domingo. No próximo post colocaremos a segunda parte. Vamos aprender com um personagem pouco mencionado na Bíblia. Talvez você nunca soube de sua existência até aqui. Uma meditação espiritual para pessoas espirituais.

“E agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas são as primícias da Acaia e que se consagraram ao serviço dos santos): que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro”. 1 Coríntios 16:15,16
Estéfanas e sua família são o alvo destes versículos na carta de Paulo. Em poucas palavras, ele revela pontos importantes sobre essas pessoas, que nos trazem grandes lições.
Primeiramente, Estéfanas e sua casa foram as “primícias” da Acaia, quer dizer, foram os primeiros a se converterem ao Evangelho nesta região da Grécia. Foram uns dos poucos que Paulo batizou pessoalmente[1]. Estéfanas e sua família eram as primícias, ou seja, os dízimos de Deus naquela região.
Isso é interessante pois Deus fala na Bíblia que o Seu povo é Suas primícias. Os que são fiéis a Ele são vistos por Ele como especiais. Aprendemos aqui que mais do que apenas darmos 10% de nosso dinheiro, temos que ser o dízimo. Ser o dízimo significa honrar a Deus com nossas vidas, respeitá-lo, colocá-lo em primeiro em tudo o que fazemos.
Muitos ouviram o Evangelho em Acaia juntamente com Estéfanas. Mas ele e sua casa foram os primeiros a reagir positivamente e se converterem. Isso mostra uma prontidão, disponibilidade, entrega sem reservas e sem rodeios… se lançar de cabeça. Muitos demoram para se converter, mas acabam se convertendo depois de um longo processo. Amém. Antes assim. Mas os do tipo de Estéfanas são os que se entregam sem demora. Por que adiar nossa entrega para Deus? Só mesmo quem quer correr o risco de não ser salvo, pois nunca sabemos quando partiremos desta vida.
Talvez você seja o primeiro a se converter na sua família; o primeiro a decidir se batizar nas águas; o primeiro a receber o Espírito Santo entre seus amigos; o primeiro a deixar tudo para fazer a Obra de Deus na sua igreja; ou o primeiro a se entregar para Deus depois de ler esta mensagem. Só depende de você.
O certo é que há um valor muito especial para Deus quando alguém é o primeiro a dizer “sim” para Ele, a servi-lo, a fazer algo por Ele. Não seja devagar nas suas decisões de servir a Deus. Seja sempre o primeiro a se prontificar. Esta é a primeira lição que aprendemos com Estéfanas.
Mas amanhã tem mais. Nos encontramos aqui.
[1] Paulo costumava deixar outros discípulos batizarem as pessoas. Note, porém, como esta “exceção”, o fazer algo que não fazia normalmente, rendeu grande lucro ao Evangelho mais tarde. Estéfanas e sua casa se tornaram fiéis discípulos. Às vezes temos que fazer o que não costumamos fazer para obter resultados que não costumamos ter.