thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

“APRENDI A NÃO CONFIAR EM NINGUÉM,” ELA DISSE

Muitos falam que não se pode confiar em ninguém hoje em dia; mas será que você tem conseguido entregar aquilo que espera dos outros?

Alguém disse: “eu não confio em mais ninguém”. E essa pessoa derramava amargura nessas palavras, derramava dor. Naturalmente, eram palavras de uma pessoa que havia sido traída, havia se decepcionado por confiar em alguém.

Vamos entender isso: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jeremias 17:5).

Ou seja, não é necessário que você passe por uma decepção com uma pessoa (seja nos negócios, seja amorosa) para entender que o ser humano não é 100% confiável. Porque é ser humano, é falho, tem limites, se engana.

O que Deus está falando é que nós não podemos confiar em nós mesmos, muito menos em outros seres humanos. Ele fala isso como um fato da humanidade, mas não para você ficar com maus olhos com as demais pessoas.

Ele também diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5). Entenda: nós somos falhos. Nós somos seres caídos. Não há um justo, a Bíblia afirma. Todos nós estamos abaixo do padrão de Deus.

Então, tendo entendimento disso, qual será a consequência prática para a sua vida? Em primeiro lugar, se eu sei que não posso confiar na minha capacidade, o que eu tenho que fazer com respeito à minha limitação? A resposta é: andar de cabeça baixa e pedir misericórdia para Deus. Eu tenho que colocar a minha dependência no poder dEle e não na minha força. Tenho que estar sempre buscando do Alto esta força que eu preciso para enfrentar seja lá o que for. Eu tenho que me prevenir do que eu sei que sou fraco. Cada um tem a sua inclinação.

O ser humano tem a tendência de se esquecer do Senhor. Você tem que voltar o seu coração para Deus. “Não me deixe cair em tentação, livra-me do mal”. Você está sempre olhando para o Alto. E isso nos mantêm humildes, realistas, pés no chão.

A segunda coisa que entendemos por esta palavra é que eu não posso ficar na dependência de outro alguém (seja esposa, pai, mãe, filho, patrão). Porque essa pessoa não pode me garantir que sempre estará ali cumprindo os deveres, sendo leal. Essa pessoa não pode garantir nem para si mesma. E há muita gente colocando suas vidas nas mãos de outras e estão pagando um preço altíssimo por isso.

Não é você viver na paranoia de ficar procurando falhas nas pessoas, mas é ter um entendimento equilibrado. Entenda que você vai esperar algo delas e elas vão falhar. Ou, no mínimo, um dia elas vão morrer. Somente Deus não morre, somente Ele cumpre as promessas, só Ele é o padrão 100% confiável. E, portanto, só Ele é digno de toda a nossa confiança. Aprenda isso. O homem que se apoia em Deus sempre estará firme.

Reflita a respeito desta mensagem assistindo ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso