thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ASSIM PARTIU ABRAÃO #PartiuAbraão

Você tem dificuldade em deixar para trás aquilo que te faz mal? Siga o exemplo de Abraão e #partiu usar essa fé

“Partiu Abraão”. Você vai entender na história de Abraão o motivo de Deus tê-lo engrandecido sobremaneira. Ele, até hoje, é usado como exemplo de fé, é o pai da fé (na Bíblia) e amigo de Deus. Muitas pessoas, nos dias de hoje, têm muito mais acesso ao que ele tinha e não avançam como ele avançou.

“Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã” (Gênesis 12:4).

Abraão não havia ouvido falar sobre Deus até os 75 anos. Ele não frequentava uma igreja. Ele não havia lido a Bíblia, porque ela ainda não havia sido escrita. Ele não tinha ouvido algum pregador. Ele não tinha filhos e não quis impor a sua esposa Sara a dupla vergonha: a de não ter filhos e a de ter que lidar com uma segunda esposa (como era o costume da época).

E Deus lhe chamou uma única vez. Era algo impensável naquele tempo, porque não era costume os filhos deixarem a casa dos pais. Porém, Abraão não teve dificuldade em partir. Ele foi sem questionar, sem um mapa na mão, sem prova física para mostrar aos demais. Imagine Abraão dizendo ao pai: “estou indo embora”. E o pai dele: “para onde?” E ele: “não sei”. Então, o pai retruca: “mas você é o meu herdeiro”. E Abraão: “Deus me chamou, pai”. E o pai questiona: “que Deus é esse?” E Abraão: “não tenho a imagem dEle”.

Nada tirava essa convicção de fé da mente de Abraão, porque quando Deus fala conosco, é diferente. Abraão não teve dificuldade em partir (e ele não teve dificuldade com relação a nada sobre Deus). Ele não teve dificuldade de deixar o sobrinho Ló. De ir do Egito para o Monte Moriá. Não teve dificuldade de levar o filho Isaque para o sacrifício. Mas há muitos que estão amarrados pelas coisas deste mundo. Abraão deixou o pai, que era idólatra. Como Abraão seguiria Deus em um lar idólatra? A fé nos faz colocar Deus acima de tudo.

Têm pessoas que creem em Deus, mas também creem nas religiões, nas superstições, nos costumes, nos horóscopos, na figa no pescoço, na ferradura atrás da porta, nas próprias ideologias, no pecado. Não deixam para trás as coisas deste mundo. Toda vez que Abraão recebia uma ordem de Deus, ele partia.

As pessoas não são capazes de deixar, por exemplo, sonhos pessoais que ocupam o lugar de Deus. Abraão teve de levar Isaque para o sacrifício para que o filho não ocupasse o lugar de Deus no coração de Abraão.

O único lugar do qual Abraão nunca partiu foi do Altar. E foi por isso que Abraão chegou aonde chegou.

Viva você também esta fé.

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso