ATITUDE QUE TE DESTACA DA MAIORIA
Existem duas formas de praticar a honra, entenda e pratique em sua vida
Eu lhe convido a meditar em um conceito muito antigo, que tem origem no próprio Deus. Mas, infelizmente, nos dias de hoje, esta virtude tem sido praticada por poucos (o que é uma vantagem para você, caso a pratique, porque você se destacará): a honra.
“Honra” é fazer o que é certo para alguém independentemente dos méritos dessa pessoa. A honra está ligada ao seu caráter, princípios (ainda que a outra pessoa não mereça). Faça, pelo menos, o mínimo por aquela pessoa. Por exemplo, um dos mandamentos é honrar o pai e a mãe. Ou seja, eu devo fazer o certo por eles (ainda que eles tenham sido pais falhos).
A Bíblia nos dá orientações muito claras com relação a quem devemos honrar. Começa pelo próprio Deus (com os bens, as primícias e tudo o mais). Também temos de honrar, segundo a Bíblia, pai e mãe, a esposa ou o marido, o casamento, as viúvas (por serem desamparadas), os superiores no trabalho, os líderes espirituais, os idosos. Temos que olhar a quem devemos e honrar o que devemos. Não podemos dever para alguém. Por isso, temos que ser uma pessoa de honra com atitudes.
“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de Mim, e com a sua boca, e com os seus lábios Me honra, mas o seu coração se afasta para longe de Mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” (Isaías 29:13).
Ou seja, há dois tipos de honra: aquilo que eu falo e aquilo que eu sinto. É possível alguém honrar apenas externamente, mas por dentro ter ódio, maus olhos. “Tomara que ele se dê mal”. E Deus está condenando isso: “o que adianta honrarem com a boca, mas estarem longe de Mim?”
E Deus quer as duas coisas. Se a pessoa O honra só por lábios, ela é hipócrita. É uma fé que diz crer em Deus, mas não faz algo a respeito dessa fé. A pessoa precisa traduzir sentimentos e pensamentos para o lado externo. E o que está do lado de fora deve refletir o que está dentro. Foi Deus Quem falou.
É a ação e reação: como eu trato Deus, Ele me trata. Então, comece a observar se você tem cumprido o seu papel de honrar a quem de direito (principalmente, com relação a Deus).
Pense a respeito e confira mais detalhes no vídeo acima.