thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

AVISO: CONHECIMENTO É SEDUTOR

Saber não é fazer! Não se engane só com o conhecimento que adquiriu, o mais importante é a prática do que aprendeu

Conhecimento é sedutor. A sede por saber pode seduzir muitas pessoas, inclusive, ao engano. Saber não é fazer. Você saber o que é perdão não é perdoar. Não é porque você ensina sobre o perdão que você praticou o perdão. Não é porque você sabe sobre exercícios físicos e alimentos que você cuida da sua saúde.

Mas o conhecimento teórico é muito sedutor. Porque quanto mais sabemos, mais nos tornamos capazes de debater sobre o assunto. E, portanto, podemos ter a ilusão de que sabemos aquilo. Assim como você preferiria passar por um médico que já tem 30 anos com várias cirurgias realizadas do que por um médico que acabou de passar pela faculdade, temos que pensar sobre isso no plano espiritual, porque quando tratamos do conhecimento bíblico, fica ainda mais grave.

“Todo aquele, pois, que escuta estas Minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” (Mateus 7:24,25).

Note que Jesus está falando sobre “escutar” palavras. Há diferença entre “escutar e praticar” e “só escutar”. Então, a casa edificada sobre a rocha é a prática da palavra que se ouviu do Senhor Jesus.

“E aquele que ouve estas Minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mateus 7:26,27).

Então, Jesus falou com esses que ouvem a Palavra de Deus, mas não a praticam. São pessoas insensatas. E isto tem acontecido com muitas pessoas, infelizmente, não somente na fé, mas em várias áreas da vida. Por exemplo, no mundo empresarial temos homens famosos que nunca concluíram a faculdade. Bill Gates, por exemplo, saiu de Harvard, porém, anos mais tarde, ele recebeu um “doutorado honorário”, porque as realizações práticas dele fizeram com que ele fosse um “doutor” naquele campo de atuação, pois, mais do que estudar, ele fez, ele aprendeu fazendo.

Eu não estou diminuindo a importância do estudo. A Palavra de Deus fala para termos conhecimento. Entretanto, o conhecimento sozinho pode nos iludir.

O mundo está cheio de pessoas supostamente capacitadas pelo conhecimento que demonstram naquilo que ensinam, mas é preciso ter um olhar mais apurado.

Por exemplo: qual é a consideração que você coloca na balança sobre um suposto religioso que tem um diploma de Teologia na parede e do outro lado você tem um homem de Deus ou uma mulher de Deus, que trazem as marcas de Cristo no corpo por causa da fé que professam? De quem você prefere aprender?

Então, eu falo não somente na questão de você avaliar os supostos “doutores” deste mundo (os “doutores” de internet ou de pedaço de papel), mas eu falo, principalmente, sobre você.

Não é porque você sabe versículos de cor, ama estudar a Bíblia e ler livros sobre a Bíblia, ouve música gospel que você pode se iludir em pensar que tudo isso é o suficiente. Claramente, o que o Senhor Jesus sempre nos ensinou foi que Seus discípulos são aqueles que ouvem e praticam. Não são os que dizem “Senhor, Senhor”, mas os que fazem o que Ele manda. Então, um grama de prática de Palavra de Deus vale mais do que uma tonelada de teoria.

Medite nisto por meio da mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso