thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO A MÁGOA ENTRA E DIFICILMENTE SAI: CUIDADO COM ESTA BRECHA

Ela está lhe destruindo um pouco todos os dias, e você insiste em guardá-la no coração. Livre-se da mágoa!

Eu tenho visto muitas pessoas que caem nessa armadilha, nessa casca de banana, digamos assim, porque não percebem que o que estão fazendo é uma forma certa de guardar mágoa e totalmente contraproducente. Ou seja, elas não vão ganhar nada com o que estão fazendo, simplesmente vão se prejudicar e começar a queimar pontes, fechar portas na vida, se continuarem nesse rumo.

Eu falo especialmente com você, que é uma pessoa altamente sensível, que se magoa facilmente, que tem uma listinha de pessoas com quem não fala mais, lugares que não frequenta mais. Não por escolhas sábias, mas por mágoas, sentimentos contra as pessoas daquele certo lugar, inclusive da igreja ou pessoas da sua família.

Qual é essa forma certeira de guardar mágoa?

Baseado em uma história recente, eu tenho percebido que as pessoas que guardam mágoa têm uma tendência de olhar somente para o lado delas.

Quando você olha somente para o seu lado, ou seja, quando você não considera as razões por que a pessoa fez com você aquilo que lhe magoou, isso é uma forma garantida de você guardar mágoa. Porque isso faz com que você pense apenas nas suas razões e ignore as da outra pessoa, sejam elas justificadas ou não.

Então, é importante você entender que em cada situação envolvendo duas pessoas existem, no mínimo, dois pontos de vistas. Vou dar um exemplo aqui apenas para ilustrar o que estou falando:

“Vamos supor que você precisa de um emprego urgente e você tem um parente ou um amigo que tem uma empresa e você decide procurá-lo e pedir um emprego. Porém, ele nega o seu pedido sem dar maiores explicações. Então, olhando apenas o seu lado, você guarda mágoa contra aquele parente ou amigo. Você diz assim: ‘quando eu mais precisei você não me ajudou…’ Você age como se a pessoa tivesse a obrigação de lhe dar o emprego, mas você não pensa nos motivos, nas razões por que a pessoa negou essa ajuda a você. Então, você guarda mágoa e passa a evitá-la.”

Você está considerando apenas o seu lado, você não está pensando que existe o outro lado dessa história, do porquê a outra pessoa não lhe deu o emprego. Pode haver muitas razões.

Então, eu vejo que as pessoas que guardam mágoa, facilmente, têm dificuldade de enxergar o outro lado, mas uma facilidade muito grande de ficarem presas às suas próprias razões.

O que acontece com você? Você se torna uma pessoa difícil de se conviver, uma pessoa amarga, que vai piorando o seu próprio estado, porque a mágoa é como um câncer, vai corroendo a pessoa por dentro, fechando portas e fazendo com que a pessoa se isole. Quanto mais magoa você desenvolve. mais amarga você fica, e mais descrente das pessoas você se torna.

Você tem que abrir a sua mente. O que você tem que fazer? Você precisa dar às pessoas o benefício da dúvida. Você tem que entender que o mundo não gira ao seu redor, você não é o centro do mundo, é uma parte de uma sociedade de milhões de pessoas, cada uma com seus problemas. E que vão acontecer injustiças, nem tudo vai ser do jeito que a gente quer.

Em um mundo ideal, quando você está precisando de emprego, alguém vem e te dá.

Em um mundo ideal,  quando você está chateado, alguém pisa leve do teu lado.

Em um mundo ideal, ninguém falaria duro com você.

Em um mundo ideal, não haveria problemas.

Mas você não vive nesse mundo ideal, você vive num mundo real e se você não souber lidar com o mundo real, vai ser devorado, esmagado. Primeiro, pelos seus próprios sentimentos; depois pelas pessoas ao seu redor.

O que você escolhe fazer?

Desperte para a vida, pratique a Palavra de Deus, que envolve perdoar, andar a outra milha, dar a outra face. É fácil falar, não é? Mas vai chegar a hora que você vai ter que sentir o tapa de um lado do rosto e dar o outro. Se você não conseguir fazer isso, então, a sua fé será apenas teoria.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso