thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO É A FÉ? COMO CRER EM DEUS?

Como é a fé? Eu preciso sentir ou só falar que creio? Saiba como funciona e como usar esse grande poder que Deus concedeu ao ser humano

Alguém fez uma pergunta: “como é a fé? Eu preciso sentir ou só falar ‘eu creio’?” Parece uma pergunta simplória, mas ela é muito inteligente e importante. Vamos entender sobre esse grande poder que Deus deu exclusivamente ao ser humano.

O ser humano foi dotado por Deus com o poder de crer, daí vieram tantas religiões. Mas Deus não deu a fé para o ser humano criar religiões, era para se relacionar com Ele. Mas quando o ser humano não pratica a fé no Criador, ele tem que usar essa fé de alguma forma, daí vem a fé nos horóscopos, cristais, discos voadores e tudo o mais.

A primeira parte da pergunta foi: “é preciso sentir para ter fé?”

A resposta é: não. A fé está acima dos sentidos naturais humanos. Ela não é um sentido. Ela está, talvez, mais relacionada com a intuição. Porém, a intuição ainda é incompleta, porque você não sabe de onde ela vem (e ela também pode ser enganosa). Por isso, a fé vai além da intuição. A fé em Deus vem de uma fonte, que é Ele. O que gera essa fé é a Palavra (e por isso você entende o porquê dos animais não terem “religião”). Quando o ser humano ouve a Palavra de Deus, ela desperta a fé nEle. Se você quer ter fé, em vez de procurar “sentir”, leia e medite na Bíblia (começando pelos Evangelhos, que são os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João). É para que, por meio das palavras, você tenha a sua fé despertada. Na igreja, você também está ouvindo a Palavra.

Ao falar sobre a história de Abraão, Paulo deixa um exemplo sobre a fé: “O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus” (Romanos 4:18-20).

Em outras palavras, Abraão não baseou a sua fé nos seus sentidos, mas na Palavra que Deus deu para ele.

Se possível, antes de qualquer coisa, leia a Palavra de Deus. Gaste alguns minutos pensando: “como eu posso aplicar isso em minha vida?” E isso vai ser força para você e vai despertar a sua fé.

A segunda parte foi: “é só falar ‘eu creio'”?

A confissão de fé é importante. Mas não é falar por falar, da boca para fora. É uma expressão do que está dentro da pessoa. Eu não devo falar para me convencer, eu concordo com a Palavra de Deus. E evite confessar o contrário: “não sei, vamos ver”. Fé é a certeza na Palavra de Deus. Com o coração, eu creio e, com a boca, eu confesso. E, com esse exercício, a fé se torna uma realidade em minha vida.

Pense a respeito disso por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso