thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO E ONDE COMEÇAR A LER A BÍBLIA

Muitas pessoas desejam ler a Bíblia, mas não têm ideia de como e por onde começar. Neste vídeo, vou te dar algumas dicas. Aplique-as e veja Deus falando com você

“Por onde começar a ler a Bíblia?”. Antes de responder essa pergunta, eu gostaria de explicar o porquê se deve ler a Bíblia.

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus” (João 1:1).

Ou seja, Deus é a própria Palavra e Se manifesta através dela. O que Deus nos deixou? Deixou a Sua Palavra. Ele proibiu a construção de imagens, mas sempre orientou os servos a escreverem. Isso é porque a Palavra tem espírito. O Senhor Jesus disse que as palavras dEle são “espírito e vida”. Por que meditar na Palavra de Deus? Porque elas revigoram a sua mente, trazem saúde para o seu corpo, trazem direção. Se você for pensar: qual a pessoa para dizer algo mais importante neste mundo? Não tem ninguém maior do que Deus. E você vê neste mundo as pessoas pagarem rios de dinheiro para fazerem uma boa faculdade, para assistirem palestras. Muito mais o ser humano deveria se interessar pelo que Deus diz.

Então, como e por onde começar?

Muitos sugerem um “plano de leitura” (“leia um capítulo por dia”, etc.), mas eu não sou muito fã de plano de leitura. Eu não condeno quem faça isso. Se para você funciona, ótimo. Mas eu vejo que a pessoa ainda nem conhece a Palavra de Deus e, de repente, assume o compromisso de ler 5 capítulos por dia. Na correria do dia a dia, a maioria das pessoas não consegue fazer isso. E se ela não leu ontem, hoje ela tem 10 capítulos para ler.

E a Bíblia é muito mais do que um cronograma de leitura. Ela tem que se tornar para você, na verdade, um hábito (assim como você come, dorme). Jesus disse que nem só de pão o homem viverá, mas da Palavra que sai da boca de Deus.

O meu conselho é você tratar a leitura da Palavra como um dízimo que você dá a Deus. É um dízimo do seu tempo. “Dízimo” é a primícia, a primeira parte de algo. Quando você acordar de manhã, que você agradeça a Deus pela noite de descanso, apresente o dia para Ele e peça para que Deus dirija a sua mente quando você for ler as Escrituras.

A segunda coisa que você faz é abrir a Bíblia e lê-la (antes de ver as redes sociais ou qualquer informação na sua cabeça). Não fique medindo os versículos, leia devagar, deguste, preste atenção em cada palavra. Quem está falando? O que está falando? Para quem está falando? Isto é um exercício. Você começa a entender o espírito da Palavra e Deus fala com você além do que está escrito.

Quando eu estou lendo e Deus fala algo comigo, eu paro ali e procuro pensar sobre aquilo que Ele está falando. Muitas vezes, eu volto naquele assunto ao longo do dia ou no dia seguinte para que aquilo se torne parte de mim. Se a Palavra de Deus não se tornar parte de você, não vale a pena.

Como dica final: comece pelo evangelho de João. Ele cita a história do evangelho, em uma linguagem de fácil entendimento para um público amplo que foi escrita como uma ferramenta para levar a Palavra para qualquer pessoa.

Experimente e veja o efeito dessa leitura diária na sua vida. Assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso