COMO ESCOLHER BONS AMIGOS: 4 DICAS
"Diga-me com quem andas, e te direi quem tu és." Este é um dos poucos ditos populares que condiz com a verdade. Todos nós, em algum momento, já fizemos algo para agradar um amigo, mesmo não sendo a nossa vontade. Por isso, é fundamental escolher com critérios quem você permite fazer parte do seu círculo de amigos
Quase sempre os ditados populares vão contra a verdade. Não é porque todo mundo diz algo, que aquilo é verdadeiro. Há ditados que possuem um fundo de verdade, mas são misturados com a mentira. E, infelizmente, muitas pessoas baseiam suas vidas em ditados populares. É por isso que você precisa se questionar sobre isso.
Porém, há alguns ditados populares que são verdadeiros e até inspirados na Bíblia. Por exemplo: “diga-me com quem tu andas e eu te direi quem és”.
Na Palavra de Deus, encontramos: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal” (Provérbios 13:20).
Nós sabemos que temos de conviver, diariamente, com todo o tipo de pessoa. Não devemos nos achar melhores do que os outros. Mas esta convivência não significa amizade. Amigo é quem você escolhe para estar do seu lado. E a escolha dos seus amigos vai influenciar quem você vai ser. Porque, normalmente, para manter uma amizade, você vai procurar agradá-la.
Se você perguntar para qualquer pessoa que um dia entrou em um vício, você descobrirá que foi por meio de uma amizade. Para fazer parte do grupo, a pessoa bebe o que os demais bebem e fuma o que eles fumam.
Assim, se nós sempre vamos ser influenciados por outras pessoas, então, temos que escolher amigos sábios. O provérbio diz que “quem anda com sábio será sábio”. Ninguém vive totalmente sozinho, amizades são boas. Então, você tem que escolher amigos que vão lhe colocar para cima intelectualmente, espiritualmente e tudo o mais.
Nesse sentido, como selecionar pessoas para serem boas amigas? 4 dicas para você:
- Você tem que olhar o caráter da pessoa. Você não pode andar com pessoas que fazem coisas erradas, porque aquilo pode respingar em você. Muita gente entra em coisas erradas por estarem com pessoas que fazem o errado. O amigo pode convencê-lo de que o errado é o certo.
- Escolha pessoas inteligentes para estarem com você. Eu não digo no sentido acadêmico. Talvez, a pessoa não tenha estudo, mas é inteligente para a vida. Ela sabe não se envolver em problemas, a controlar as próprias emoções e a ficar longe da fofoca. Ela evita situações ruins para si e para os demais.
- Escolha pessoas que escolhem coisas nobres. A Bíblia diz que os nobres projetam coisas nobres (leia em Isaías 32.8). Isso significa que a pessoa não se preocupa com coisas mesquinhas, vaidade, ostentação. A pessoa nobre se preocupa com coisas maiores do que ela, ela não é egoísta.
- Pessoas que lhe aproximam de Deus. É claro que você não vai ficar na dependência de um amigo para se aproximar de Deus. E também você não deve ficar envolvido com pessoas que não querem algo com Deus e que, quando você fala da fé, elas não a aceitam. Afinal nós somos influenciados.
Pense nisto e vale a pena você fazer uma seleção nas suas amizades.
Assista ao vídeo acima e acompanhe a mensagem completa.