COMO LIDAR COM O PARCEIRO CIUMENTO DEMAIS
O ciúme, sem dúvida, tem sido um dos grandes vilões no meio dos relacionamentos, afetando a confiança e a harmonia entre o casal. No entanto, é importante reconhecer que existe uma forma de lidar com esse sentimento
Uma aluna, de Minas Gerais, nos escreveu dizendo:
“Sou casada há 10 anos, nunca foi fácil, temos duas filhas e, um ano atrás, já nos separamos e aí acabamos voltando. O maior problema é a desconfiança. Se eu for ao centro da cidade e demoro um pouco, quando retorno, ele já está emburrado, não quer conversa, me ignora, fica sem comer para fazer pressão psicológica em mim. Não sei o que fazer, não posso ter amizade, não posso me arrumar que já é motivo de brigas. Já pedi tanta orientação a Deus, não estou aguentando mais. O que eu posso fazer? Ele me liga e manda mensagem o tempo todo. Se eu não responder logo já é problema”.
Esse é um caso extremo de desequilíbrio emocional. Isso não quer dizer que esse marido é uma pessoa má. Mas, provavelmente, ele já passou por uma situação ou um evento que desencadeou essa insegurança que faz com que ele tenha medo de perder a esposa, de ser traído, medo de não ser amado. Então, ele faz coisas absurdas como essas que ela relata, para chamar atenção.
Ora, esse marido está quebrado, machucado por dentro, ou ele nunca teve construído dentro si o senso de valor próprio, de autoconfiança, que são tão importantes para que uma pessoa possa se amar e se sentir segura em um relacionamento. A solução para ele é reconhecer que tem esse problema e buscar ajuda.
O fato deles terem se separado mostra que em algum momento ela já deu um basta nisso, e isso é positivo. O erro dela foi ter voltado sem ter condicionado essa volta à mudança dele ou, pelo menos, que ele buscasse ajuda para esse problema.
Meu conselho:
Você está numa situação de sufoco e se você continuar assim como nos escreveu, vai chegar o momento que você vai cansar e vai embora. Então, porque você não antecipa isso e desta vez você faz a separação estratégica?
O que é separação estratégia?
É você chegar para ele e dizer: “Meu amor, eu vou me retirar desse casamento porque eu não aguento mais o abuso que eu sofro da sua parte, eu não aguento mais esse tipo de tratamento. Você tem um problema e se você não buscar ajuda – e eu estou pronta para buscar junto com você – eu não vou poder continuar com você. Eu te amo, mas eu não posso permitir que você continue me machucando, se machucando e machucando nossas filhas. Então, você tem que reconhecer que tem um problema e buscar ajuda para resolvê-lo.”
Você tem que condicionar isso a ele para que você volte.
Em tempo: Participe do “Curso da Reconstrução do Eu” que acontece todas as quintas-feiras na Terapia do Amor. No Templo de Salomão, a palestra acontece, especialmente, às 20 horas. Mas você pode participar em uma localidade mais próxima de sua casa. Consulte aqui os endereços.
Para ouvir a orientação na íntegra assista ao vídeo acima.