thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO LIDAR COM QUEM TEM ESPÍRITO DE VÍTIMA

Analise sua vida e veja se você não tem sido uma vítima, ou está se deixando levar por esse sentimento

Nós falamos sobre como identificar o espírito de vítima, como se livrar do espírito de vítima (se você o tem) e, agora, vamos falar sobre como você pode lidar com alguém que tem o espírito de vítima.

A pessoa que tem o espírito de vítima é aquela que para cada solução que você dá para ela, ela arruma um problema. Se ela reclama com você sobre alguma coisa, você diz: “faça isso”. E ela: “mas, não. Tem aquilo”. Nunca algo que acontece é culpa dela, sempre é culpa do outro. Ela é cheia de negatividade (ela usa isso até de manipulação para se fazer de coitada e conseguir o que quer das pessoas) e ela acaba tendo o dom de envenenar você contra outros que ela acha que a vitimizam.

Para vencer o espírito de vítima, você tem que lutar contra ele no espírito. A primeira coisa que você tem que fazer é se guardar por meio da fé, oração, buscar discernimento, ter consciência espiritual das artimanhas que o mal joga contra você usando aquela pessoa.

O ideal é que você evite essa pessoa. Mas, se não for possível, você vai precisar usar de psicologia reversa (quando você inverte a coisa, joga de volta para a pessoa e faz ela ouvir o que ela está falando, porque, às vezes, a vítima não se ouve). Quando a pessoa fala: “tem umas 20 pessoas no meu trabalho conspirando contra mim”. Você fala: “realmente, eu acho que essas 20 pessoas não têm nada melhor para fazer na empresa do que sentar, fazer um comitê e criar um grupo de trabalho para discutir como elas vão prejudicar você”.

Outra coisa que você pode fazer é rebater a negatividade com uma palavra de fé. Você pode falar para a pessoa: “mas em tudo isso, fulano, nós somos mais que vencedores. Tenha fé. Nós vamos vencer”. Use o vitimismo dela como um gatilho para você cobrir aquilo com uma Palavra de Deus.

Você também pode dizer: “você é forte demais para que isso te abale. Não acredito que você seja fraco assim”.

E outras vezes você terá que simplesmente ignorar, porque a pessoa que tem espírito de vítima gosta de plateia. Igual criança quando chora e faz birra porque alguém está por perto. Arrume alguma coisa para fazer e vá embora. Essas pessoas precisam de compreensão, mas você não pode se permitir ser manipulado.

Se você olhar a história de Marta, ela se fez de vítima. Porque quando Maria estava aos pés de Jesus, Marta explodiu e foi para cima de Jesus. Falou: “O Senhor não Se dá conta de que a minha irmã me deixou aqui sozinha? O Senhor não fala nada?” Quer dizer, tentando jogar Jesus contra Maria e fazendo o Senhor Jesus ser parcialmente culpado por ter visto aquilo e não ter feito algo. E o que Jesus fez? “Marta, você está preocupada com muitas coisas, mas só uma coisa importa e a sua irmã escolheu a boa parte”. Ou seja, mostrou que a atitude da irmã era mais digna de louvor do que a de Marta.

Então, não devemos nos fazer de vítimas. O vencedor não olha para fora, ele olha para dentro de si. E ele também olha para Deus. “O que Deus pode estar preparando através disso que eu estou passando agora?” E, enquanto ele não entende, ele pede ajuda para Deus para passar por aquilo.

Confira a mensagem completa por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso