thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO SE CONHECER?

Sabe aquele momento da vida em que achamos que já sabemos de tudo? É justamente aí que não sabemos nem quem realmente somos. Todos carregamos dentro de nós uma humanidade que, quando não controlada, nos leva a atitudes equivocadas e, inevitavelmente, a resultados ruins. Confira no vídeo uma maneira simples, prática e eficaz de lidar com essa situação

Palavras do Senhor Jesus pouco conhecidas: Voltando-Se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois” (Lucas 9:54).

Em outras palavras, Jesus disse: “vocês não se conhecem”. O contexto é que Ele estava falando com Tiago e João. Os discípulos tinham passado pelos samaritanos e pediram pousada, mas não a receberam. Então, Tiago e João, irados, disseram: “[…] Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?” (Lucas 9:54). E Jesus resolveu o problema de uma maneira simples: “Não, vamos para outra aldeia”.

Aqui, há tantas lições. Primeiro, os próprios discípulos não se conheciam. Quantas vezes nós achamos que sabemos tudo? Principalmente, entre os 16 e 20 anos. Você acha que já sabe de tudo o que há para se conhecer no mundo. Só que você mal sabe que não conhece nem a si mesmo. Eu não falo para criticar você que é jovem, mas eu falo porque Jesus está dando a dica aqui. Ele repreendeu os discípulos e tolerou. Ele teve que esperar que a maturidade espiritual chegasse para eles algum dia.

Muitas vezes, achamos que as nossas intenções são as melhores. “Eu só quero ajudar, fazer o bem”. Mas o que realmente você quer é a ideia de ser visto ajudando. Talvez, você tenha um espírito de falsa humildade. Você gosta da ideia de aparentar ser uma pessoa boazinha. Mas, por dentro, você não gosta de ser assim. O seu espírito é, talvez, manipulador. O ser humano tem dentro de si um “Maquiavel”, um lado carnal que longe de Deus é capaz de qualquer coisa. Então, não sabemos qual espírito há dentro de nós.

E mesmo quando temos o Espírito Santo, dentro de nós há uma humanidade que sempre quer aparecer.

Deus deu até um “espinho” para Paulo. A Bíblia não diz claramente o que era, mas tinha o intuito de causar aflição nele. Porque Paulo tinha a tendência de se gloriar. E Deus deu aquele “espinho” para que Paulo desse a glória para Ele.

Talvez, você leia a Palavra e busque o Espírito Santo, mas, de tempos em tempos, há uma inclinação que deseja aparecer.

Então, nós precisamos buscar de Deus o entendimento de qual é o espírito que está dentro de nós.

E, faça como Jesus quando resolveu a “tempestade em copo d’água” que Tiago e João criaram: vire a página. Não perca o seu sono por causa daquilo que não importa. Vá para a outra aldeia. E deixe que Deus lide com os outros, enquanto você lida consigo mesmo.

Assista ao vídeo acima e medite na mensagem completa.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso