thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO TER AMOR PRÓPRIO E NUNCA MAIS SE COMPARAR

Quantas vezes você se comparou, não percebeu suas qualidades, se sentiu inferior, incapaz e impossibilitado de fazer algo por se achar pequeno? Entenda que você foi comprado por um alto preço, portanto, valorize isso!

Todos nós fomos criados únicos. Deus escolheu fazer cada ser humano singular. Mas muitas pessoas passam por uma polêmica interior: a comparação. E isso acontece desde a infância. É natural você olhar para outra pessoa e se comparar com ela.

A pessoa se compara para baixo ou para cima. Para baixo, seria: “eu não vou ter a mesma chance, porque tal pessoa tem mais condições do que eu”. Para cima: “eu tenho aparência, dinheiro”. E, assim, essa pessoa pisa nas demais.

Porém, isso é algo irracional, porque é como comparar “laranja” com “maçã”. O único fator semelhante entre elas é que ambas são frutas. Graças a Deus por essa variedade de frutas que temos para nos alimentar! Então, é em vão comparar qualquer fruta. Do mesmo modo, você nunca deve fazer comparações entre pessoas.

A sociedade incentiva as comparações. Os pais comparam um irmão com o outro. Vemos isso nas famílias. E vemos também na escola, quando um professor passa as notas e as observações.

Todo mundo sabe que ninguém é igual. Mas o que temos de fazer é olhar para as nossas qualidades e trabalhar com elas. É como em um jogo de cartas: você joga com a mão que tem. Você tem que se tornar bom com as “cartas” que a vida lhe deu. Simplesmente, não se compare. Esta é a primeira coisa que você deve entender: trabalhe com o que a vida lhe deu.

A segunda coisa é: “Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens” (1 Coríntios 7:23-24).

É uma revelação que vai lhe libertar com respeito ao seu valor. O meu valor não é dado por mim, minha família, meu saldo bancário, minha aparência ou o que as pessoas pensam de mim. Eu fui comprado por um bom preço: a vida do Filho de Deus. Ele me achou tão valioso que pagou com a vida do Único Filho que Ele tinha. O Senhor Jesus me adquiriu para me trazer de volta para Ele. Esse é o meu valor.

Como eu posso aumentar o meu preço ou diminuí-lo? Porque eu não sou maior do que Deus. O preço é fixo e já foi pago na cruz. Assim, você não fica mais questionando o seu valor, você aceita que você é dEle.

Mas, infelizmente, é como se diz: “pagou, mas não levou”. Com Deus tem sido assim: Ele pagou pela vida das pessoas, mas elas não se entregam para Ele.

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso