thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

CONSTRUA COM SUA BOCA A VIDA QUE QUER!

Existe uma diferença entre a palavra pensada, falada e escrita; e elas têm uma consequência, seja boa ou ruim. Portanto, pense bem o que sai da sua boca

O Texto Sagrado diz: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).

O que significa “palavra torpe”? É um palavra indecente, sem valor. Tudo o que desvaloriza o caráter da própria pessoa que fala e daquele que ouve é “torpe”. Ou seja, a nossa boca é um depósito em que nós podemos colocar coisas boas na vida de quem ouve ou que podemos usar para semear tudo de ruim em quem nos ouve. O primeiro a ouvir o que você diz é você mesmo. Por isso, temos que vigiar as palavras que saem da nossa boca, porque elas voltam para nós. Em algum momento em que você estiver sozinho, comece a falar: “eu estou com uma raiva!” Logo que você disser isso, o seu cérebro vai começar a buscar razões para ter raiva, o tom da sua voz vai mudar, o seu humor vai mudar e virão razões para a sua mente ter raiva. E se você falar: “eu sou muito grato!” Virão muitas razões para você ser grato. A palavra que sai da sua boca tem poder.

É por isso que a Palavra de Deus diz que devemos vigiar o que sai da nossa boca. Se você tem usado esse poder para edificar as pessoas ou se para prejudicá-las. Use palavras para levantar, fortalecer, animar. Se você não tiver essas palavras, fique quieto ou pause e pense em algo melhor para falar. “Eu não vou falar isso, porque fará mal tanto para mim quanto para quem está me ouvindo”. Você tem o direito de ficar calado. Mas se você for falar, fale o que é bom e que dá graça para os que ouvem. Pare e pense no que você vai falar. Você pode motivar ou desmotivar a sua equipe com as suas palavras, você pode ganhar ou perder um cliente com as suas palavras, você pode valorizar ou destruir o seu casamento com as suas palavras.

“Eu quero me destruir”. Então, eu vou falar palavras sujas, sem valor, sem razão, vou xingar, maldizer, mentir, vou postar nas redes sociais o que não presta, vou deixar comentários agressivos no perfil dos outros. Você tem o direito de fazer isso, mas saiba que isso voltará para você.

E não se esqueça: há uma diferença entre a palavra pensada, a falada e a escrita. Você deveria usar essas três modalidades da palavra ao seu favor. E comece absorvendo os pensamentos de Deus, que vão influenciar o seus pensamentos, que influenciarão as suas palavras, que, por sua vez, influenciarão aqueles que te ouvem.

Pense a respeito por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso