thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Convém?

Você quer progredir na vida? Então reflita: "Isso realmente me ajuda a crescer ou é apenas perda de tempo?" Muitas coisas parecem inofensivas, mas nem tudo convém… Descubra como pequenas decisões podem fazer você avançar ou regredir!

Eis aí uma pergunta de uma única palavra que nós precisamos nos fazer frequentemente: convém?

Em 1º Tessalonicenses 4.1, o Espírito Santo fala através de Paulo:

“Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais”.

Todo mundo quer progredir cada vez mais, crescer financeiramente, espiritualmente, emocionalmente, em todos os sentidos. Ninguém quer andar para trás, porém, o caminho para o progresso, segundo a Palavra de Deus, é andar da maneira que convém e da maneira que agrade a Deus.

Ou seja, “convém”, do verbo convir, refere-se àquilo que é conveniente, apropriado, que tem um propósito positivo. Assim, se algo convém para você é porque lhe faz bem, e o que não convém é o contrário.

Então, quando você começa a se perguntar “convém?” mais vezes em certas situações, você começa a perceber quantas coisas faz que são inconvenientes para quem você é e quem deseja ser. Pois, se você quer progredir cada vez mais, há certas coisas que não vão combinar com esse seu objetivo.

Vamos a alguns exemplos práticos do dia a dia:

  • Você ficar assistindo futebol o fim de semana todo, convém? Se você é um garoto de 14 anos aspirante a jogador profissional, eu diria que convém. Agora, se você é um pai de família, um marido, convém para você ficar o fim de semana todo ignorando a sua esposa, seus filhos, e fazendo só aquilo que gosta? Você deve atenção, presença, participação à sua esposa e aos seus filhos. Convém você ficar enfiado em jogo de futebol o tempo todo?
  • Convém você ficar nessa situação vegetativa em frente a um aparelho celular, uma televisão, um computador e ignorar a sua família o tempo todo. Você mulher tem que se perguntar se convém ficar na internet horas e horas rolando o seu dedo na tela do celular, assistindo vídeos, você tem coisas para fazer, para resolver e você fica naquele marasmo. Convém fazer isso? Você vai progredir fazendo isso? É sobre isso que o texto acima fala.

Então comece a se perguntar se a forma que você tem vivido é conveniente para você. E, se você for verdadeiro e sincero, vai perceber que apesar de um lado seu gostar daquilo, o lado do juízo, da razão, o lado que o Espírito de Deus fala com você, lhe diz que você deve arrancar isso da sua vida.

Você é cuidador de si mesmo, você é responsável pela suas escolhas e decisões. Então cuide de que aquilo que você gasta o tempo fazendo e aquilo que você escolhe fazer seja o que convém; e se não convém, corte da sua vida, sem misericórdia.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso