thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

CUIDADO! ISTO ACONTECE EM CLIMA DE FESTA!

Em tempos de celebração, quando todos estão mais suscetíveis aos seus sentimentos, é fundamental manter a atenção redobrada

Estamos vivendo uma época de festas, celebrações, ainda que muitas pessoas nem saibam o que estão comemorando. Por isso, eu gostaria de fazer um alerta a todos, independentemente, se você participa das comemorações ou não.

As Escrituras Sagradas mostram que quando estamos entregues ao que normalmente acontece em uma festa, nos tornamos mais vulneráveis, suscetíveis ao que pode vir contra nós e ficamos indefesos.

Um exemplo disso foi a morte de João Batista, que se deu a partir de uma festa.

Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse; e ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista. E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere.” 

João Batista havia sido preso porque condenou publicamente Herodes, por tomar como esposa a mulher do próprio irmão. Então, na festa do seu aniversário, ele se empolgou e, querendo mostrar poder, disse que daria à menina qualquer coisa que lhe pedisse.

Veja como uma pessoa pode se tornar tola no momento de uma festa. Quantas pessoas já saíram de um restaurante com o cartão de crédito estourado porque ficaram vulneráveis com aquele ambiente de alegria, e, querendo impressionar os amigos, gastaram o dinheiro que não podiam? Foi isso que Herodes fez com a filha de Herodias.

Numa festa, as pessoas são capazes de fazer qualquer coisa, porque estão embriagadas, se não pela bebida, pelas amizades, pela aparência. Elas querem impressionar, mostrar que podem, que são livres.

Cuidado! Porque tudo que aguça as nossas emoções nos enfraquece, o que estimula o seu emocional, enfraquece o seu racional, e, quando você percebe, já fez besteira.

Mas Deus nos chama ao juízo. Se você quer ser vitorioso na vida, tem que buscar a sobriedade. Nós estamos vivendo dias difíceis e a tendência do ser humano é estender as festas cada vez mais, porque, enquanto está na festa não está usando a razão, e é do interesse de muitos que você não pense, que você não use o seu raciocínio, mas que fique o tempo todo entorpecido, com a mente bloqueada, gastando não só dinheiro, mas a sua vida, numa situação que depois você vai se arrepender.

Então, pense muito bem nisso, vamos guardar a nossa sobriedade, a nossa razão, vamos pensar. Enquanto outros estão festejando, vamos aproveitar a época para manter os pés no chão, a cabeça no lugar, porque isso será muito melhor para nós, e a nossa alegria, essa sim, será verdadeira.

Confira essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso