thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

CUIDADO: VOCÊ É A MÉDIA DOS AMIGOS QUE TEM

É hora de analisar com quem você tem andado...

Especialistas dizem que uma pessoa é a média dos amigos que tem, ou seja, se você tem amigos que colocam você para baixo, que têm pensamentos medíocres e ideias contrárias às que você quer perseguir na vida e que contêm conteúdos diferentes dos seus, eles vão desviar você do caminho. Por isso, é importantíssimo que você vigie suas amizades e a quem você se associa.

O Salmo 1.1 fala disso: “bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

Neste caso, o salmista está se referindo àqueles que intencionalmente seguem o caminho errado e estão buscando algo diferente de você.

As amizades que você tem, quem você segue nas redes sociais e até a sua lista de contatos no celular precisam ser avaliados. Afinal, eles o influenciam, seja no estilo de cabelo, seja no de roupa, seja na maquiagem e até na forma de andar e falar.

Muitas pessoas estão, sem saber, refletindo a imagem e semelhança daqueles que seguem e das amizades que possui e isso pode estar por trás do resultado da vida que elas têm hoje.

Já parou para perceber que você tem os mesmos problemas, comportamentos, conversas e objetivos dos seus amigos? Entenda que, se você quer avançar, precisa procurar pessoas que já trilharam o mesmo caminho que você quer trilhar e que podem, com seus bons exemplos, ensinar alguma coisa.

A Própria Palavra de Deus deixa vários exemplos de pessoas dignas de que sigamos seus exemplos e é nelas que você pode se inspirar.

É verdade que, quando você começa a eliminar as más influências da sua vida, você vai ficar um tempo sozinho, mas a solidão, nesse sentido, é boa para que você reflita e se purifique da poluição que você acumulou com aquelas amizades. Enquanto isso, você pode ter a amizade de Abraão, Elias, Davi, Pedro, Paulo, Ana, entre outros homens e mulheres que ainda hoje ensinam, porque fizeram a diferença na Palavra de Deus.

Talvez você esteja em grupinhos que discutem conteúdos que não têm nada para lhe oferecer. O problema não é o conteúdo chulo deles, que desperdiça tempo e não acrescenta nada na sua vida, o pior é você estar consumindo isso. Mas, agora que recebeu essa palavra, repense as suas amizades e comece a ser amigo de quem realmente vai levantar você e acrescentar algo na sua vida.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso