CURIOSIDADE DO BEM: APRENDA A USÁ-LA A SEU FAVOR
Deus nos concedeu a curiosidade, mas para usarmos para o bem, para conhecer e entender a Sua Vontade. Mas você tem usado para o bem ou para o mal? "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." Jeremias 33:3
Deus deu para o ser humano habilidades que podem ser usadas para o bem e para o mal.
Por exemplo: curiosidade para o mal
Alguém que chega aos vícios, normalmente usa a curiosidade da seguinte forma: “Deixa eu experimentar”. É a mesma curiosidade que a serpente usou contra Eva, para que ela tocasse no fruto.
Você também pode perceber o quão rápida uma fofoca ou uma fake news se espalha. “Fulano foi traído” ou “fulano foi roubado”. Sempre vem em forma de notícia ruim. E, como o ser humano é curioso e torce pelo mal do próximo (de maneira, às vezes, até inconsciente), realities na televisão se tornam populares. As pessoas gostam de ver o show do engano, da mentira, das conspirações e das brigas. As pessoas olham para aquilo e pensam: “eu não estou tão mal quanto essa pessoa”.
As pessoas chegam a duvidar do bem. “Isto é muito bom para ser verdade”. Mas se a notícia é ruim, de pronto dizem: “onde há fumaça, há fogo”. E é essa “curiosidade do mal” que faz muitas coisas ruins acontecerem. Quantos não estavam com o casamento entediante e ficaram com uma pessoa no trabalho? Pela curiosidade, se envolveram. Mas, depois que morderam o “fruto”, o gosto foi amargo: perderam tudo por causa de uma curiosidade.
Curiosidade para o bem
Então, em vez de ter curiosidade para o mal, seja curioso para o bem. Deus não teria dado essa habilidade ao ser humano se não fosse útil para o bem.
Einstein famosamente disse: “Eu quero conhecer a mente de Deus”. Olha que curiosidade boa! Na sua pesquisa como cientista, pesquisando o universo, ele queria saber o que Deus estava pensando quando criou tudo isso.
Ora, a Palavra de Deus nos chama a ter curiosidade para o bem, quando diz em Jeremias 33:3:
“Clama a Mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”
Olhe, Deus está tentando aguçar a curiosidade do ser humano para o bem e você deve procurar praticá-la.
Talvez, você tenha comportamentos ruins para as pessoas que convivem com você e você não se pergunta: “por que eu faço isso? Por que eu sou assim?” Deixe a sua curiosidade buscar a resposta. Isto é uma “curiosidade do bem”. “Por que eu não consigo perdoar?” ou “por que eu não consigo prosperar, mesmo trabalhando tanto?” Se você fizer as perguntas certas, você vai chegar às respostas certas.
E quando você não souber as respostas, pergunte para Deus. Peça para Ele a direção e Ele vai lhe mostrar o caminho, o que você tem de fazer sobre qualquer coisa que você está tentando resolver seja qual for a área da sua vida.
Pergunte, porque Ele está pronto para lhe responder. E como um Pai que tem o prazer de explicar quando o filho lhe pergunta algo, assim é o nosso Pai celestial.
Pense a respeito e confira a mensagem completa no vídeo acima.