DE VOLTA DE ISRAEL: UMA LIÇÃO PARA A VIDA
Uma das experiências mais marcantes desta viagem missionária a Israel foi a inauguração da Torre da Fé em Tel Aviv. E qual foi a maior lição que aprendemos com o exemplo de perseverança da nossa igreja?
Estamos de volta depois de uma visita muito produtiva a Israel, na Terra Santa, mesmo neste período de guerra. Graças a Deus, o “cessar fogo” tomou efeito no dia de ontem e estivemos em vários lugares e trouxemos muitas coisas para compartilhar com você nos próximos dias.
Uma das coisas que aconteceram de mais marcante foi, neste último sábado, a inauguração da nossa sede em Israel, em Tel Aviv. Juntamente com o Bispo Macedo e outros Bispos que estavam nesta missão na Terra Santa, nós estávamos com uma alegria imensa inaugurando este local. Na verdade, não foi a inauguração de uma igreja, mas de quatro. Pois, a Torre Forte, que está em Tel Aviv, conta com quatro igrejas no mesmo local. Na reunião inaugural, nós tínhamos cerca de 20 nacionalidades diferentes. São pessoas que moram e trabalham em Israel e, agora, fazem deste novo local a sua Casa de Adoração. Em um só prédio, estamos trabalhando em vários idiomas (hebraico, inglês, russo e português). Graças a Deus por isso. Há 24 anos a Igreja está em Israel e, nesse tempo, ela já mudou de endereço, em Tel Aviv, mais de sete vezes, porque o local era alugado.
E qual é a lição que tiramos disso? Nós temos sido testemunhas deste desenvolvimento da Obra de Deus em Israel, ao longo desses anos. Temos acompanhado a luta no trabalho que há ali. E vemos que, no início de tudo, muitos nos disseram: “vocês são loucos! Por que vocês vão abrir uma igreja em Israel? Uma terra de judeu, muçulmano, árabe, pessoas do mundo inteiro. O que vocês esperam alcançar?” Mas nós fazemos o trabalho em todo o mundo como uma obediência à missão do Senhor Jesus, porque foi Ele Quem disse: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). E, ali, não é uma nação qualquer, é uma nação onde as histórias bíblicas aconteceram. Nós estamos derramando suor para que o trabalho continue ali.
E a lição que aprendemos com esta grande vitória da inauguração da Torre da Fé é que Deus honra a perseverança. Como diz o salmo: “Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos“ (Salmos 126:1-3). Este salmo fala da perseverança confiante na promessa de Deus. Aqueles que perseveram na Palavra podem chorar enquanto plantam, mas certo é que, cedo ou tarde, eles voltarão colhendo o fruto do que plantaram.
E tem sido assim no trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus, que pelo Brasil e o mundo, tem semeado com lágrimas diante de muitas perseguições, oposições, traições, invejas. Se nós fôssemos lhe contar todos os obstáculos nesse trabalho de levar a Palavra de Deus (porque muitas pessoas pensam que é fácil)… mas Deus tem sido fiel na Sua promessa e tem honrado esse trabalho. Porque nós temos trabalhado sem olhar para ninguém.
E isso é algo que eu quero compartilhar com você: as pessoas não querem o caminho certo, elas querem o caminho mais fácil. E o caminho certo é: “os que semeiam com lágrimas colherão com alegria”. É uma confiança na Palavra de Deus e não ficar olhando para ninguém. Depois de anos de lutas, finalmente, se cumpre ali a Palavra diante dos nossos olhos. E a perseverança dos homens e das mulheres de Deus que, ali, com o seu trabalho incansável, estão vendo o resultado.
E o que você deve fazer com esta informação? Muitas vezes, você sente que o seu trabalho foi em vão e que todo o seu esforço foi por nada. Você tem a certeza de que fez o que era certo, parece que você está pagando um preço alto e que Deus não está lhe atendendo? Não se desespere. Não deixe que essa “derrota” aparente roube a fé de você. Continue colocando um pé na frente do outro e olhando para a Palavra. É ela quem diz: “[…] voltará, sem dúvida, com alegria […]“. Não há o mínimo de chance de você não voltar com o fruto que plantou. Se você tem obedecido à palavra, siga em frente. Na sua mente, esteja sempre confiante: “[…] grandes coisas fez o Senhor […]“.
Acompanhe no vídeo acima a mensagem completa.